Inicio / Artesanatos / Artesanato, Veja como é fácil aprender

Artesanato, Veja como é fácil aprender

Para quem gosta de artesanato, mostraremos aqui alguns ‘passo a passo’ de como fazer os fuxicos, que são um dos tipos de artesanato manuais mais conhecidos e tradicionais do país. É tradição que vem de avó! Quem não tem em casa – ou não conhece alguém que tem – aquela colcha linda feita de fuxicos? Você também pode fazer uma,com essas dicas que mostraremos aqui.

 

Primeiramente você precisa aprender a fazer os fuxicos, e depois pode começar a produzir a colcha. Veja como é simples de fazer!
Para começar a fazer os fuxicos, você precisará de:
Um molde grande, com aproximadamente 11 centímetros de diâmetro;
Tecido Crepe Estampado;
Agulha de costura;
Linha grossa;
Tesoura.

Como fazer?

1- Coloque o molde grande sobre o tecido e utilizando a tesoura bem afiada, recorte o tecido, retirando as sobras de fios;
2- Dobre as bordas do tecido, para diminuir o desfio das pontas e facilitar o trabalho;
3- Alinhave toda a borda do tecido, mantendo a mesma distância entre os pontinhos;
4- Continue a alinhavar, franzindo em volta do tecido, e puxe com força para finalizar e fechar o ponto.

Esta é a primeira parte da sua colcha de fuxicos. Dependendo do tamanho da colcha, você precisará de uma quantidade maior de fuxicos. Caso não queria fazer sozinha, ou queira que o trabalho ande mais rápido, você pode pedir ajuda das amigas, pelo menos nesta parte mais ”operacional” do processo. Lembre-se que cada fuxico tem aproximadamente 2,5 centímetros de diâmetro, fechado. Então, por aí já se pode calcular quantos fuxicos aproximadamente você necessitará!

Para começar a produzir a colcha de fuxicos, você precisará de uma máquina de costura. O trabalho também pode ser feito manualmente, mas como colhas de cama são mais longas e pesadas, os fuxicos podem se soltar durante a arrumação da colcha na cama, caso sejam costurados à mão.

Costure um fuxico ao outro, organizando em grandes tiras. Faça tiras de acordo com a largura da sua colcha. Quando terminar as tiras, recomece o trabalho, emendando uma tira de fuxicos na outra, e assim sucessivamente, até terminarem as tiras e chegar no tamanho escolhido da colcha.

Caso queira, as bordas da colcha podem receber pedaços de tecido, para dar um melhor acabamento. Fica uma graça e é bem simples de ser feito!

Veja isto!

cachecol-de-trico-passo-a-passo

Cachecol de Tricô, Aprenda a fazer o seu!

Fazer tricô não é uma tarefa fácil, pois, requer muita atenção e raciocínio para confeccionar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>