Inicio / Saúde / Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais que podem salvar sua vida!

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais que podem salvar sua vida!

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina: O câncer é uma doença que está cada vez mais presente na vida das pessoas, por mais que cuidem da alimentação, que se preocupem com a saúde os índices de pessoas com a doença vem aumentando a cada ano. O câncer de cólon é um dos mais comuns e para piorar os sintomas da doença podem ser confundidos com outras e passar despercebido.

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais podem salvar sua vida!
Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais podem salvar sua vida!

Câncer de colorretal

O câncer de cólon é também conhecido como câncer de colorretal porque ataca o intestino grosso e vai até o reto. Porém outros tipos de câncer também podem afetar o cólon como, por exemplo, sarcomas, melanomas, linfomas. Para que a doença possa ser atacada a tempo e proporcionar a cura é imprescindível que a pessoa fique atento aos sinais que ela oferece.

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sintomas!
Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja sinais podem salvar sua vida!

Sintomas do câncer de cólon:

O câncer de cólon emiti sinais que são mostrado pelo organismo humano, entre eles destacamos os principais que podem salvar sua vida. Confira:

– Cansaço

Esse é um sintoma muito comum em vários outros tipos de câncer, mas ele também aparece no de cólon. Observe se o cansaço vem acompanhado de outros sintomas, se com uma alimentação adequada ele não desaparecer procure um médico.

– Cólicas abdominais

As cólicas abdominais podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo, ao comer em demasia, quando há dificuldade em consumir determinados alimentos, mas é importante lembrar que também pode ser um sintoma de câncer de cólon.

– Perda de peso

Emagrecer quando você faz uma dieta, ou quando melhora a sua alimentação e alia atividades físicas é normal.  Porém se a perda de peso não apresentar uma causa aparente é importante averiguar, pois as células do câncer se alimentam através da reserva de energia que o organismo possui fazendo com que queime calorias além do necessário.  O tumor no cólon acaba bloqueando o trabalho desenvolvido pelo intestino o que faz com que a digestão seja interrompida.

– Fezes com formato diferente

Olhas as fezes é muito importante, pois o que pode ser nojento para muitos, pode salvar a sua vida. Fezes finas podem ser sinal de câncer de cólon, pois pode ocorrer de o tumor esta interrompendo a passagem das fezes.

– Fezes irregulares

Se você perceber que as suas fezes estão irregulares, ou seja, se apresenta diarreia constante, ou prisão de ventre, se aparecer sangue nas fezes, aparecer alterações na cor, pode ser um forte indício de câncer no cólon.

Estágios do Câncer de cólon

Estágios do Câncer de Cólon
Estágios do Câncer de Cólon!
  • Fase 0

Estes tumores não cresceram além da parede interna do Câncer de cólon, é suficiente a cirurgia para remover o câncer, isto é chamado polipectomia. Com os remédios naturais, o mais indicado para combater a doença, é a Dieta Saudável.

  • Fase 1

Estes tumores têm crescido através de várias camadas do cólon, mas não se disseminou além do muro da parede intestinal. (gânglios linfáticos). A cirurgia para remover a seção de cólon que tem câncer e os linfonodos vizinhos é o tratamento padrão, chama-se colectomia parcial. Não há outras terapias.

  • Fase 2

O tumor cresceu através da parede do cólon e se espalhou perto, mas ainda não chegou para os gânglios linfáticos. A cirurgia (colectomia) pode ser o único tratamento necessário. Nesse caso, seu médico pode recomendar quimioterapia e tem risco de reincidência.

  • Fase 3

Nesta fase, o câncer se espalhou para os linfonodos vizinhos, mas não para outras partes do corpo. Cirurgia (colectomia parcial), seguida de quimioterapia adjuvante é o tratamento padrão nesta fase. (O médico pode recomendar radioterapia caso permaneça algumas células cancerosas após cirurgia)

  • Fase 4 

O tumor se espalhou do cólon para órgãos e tecidos mais distantes. E desenvolve freqüentemente metástases hepáticas, mas também pode se espalhar para outros lugares como os pulmões.

  • Fase 5

A maioria dos casos, não é operável. No entanto, se apenas algumas pequenas metástases estão presentes no fígado ou os pulmões podem ser completamente removidos juntamente com o câncer do cólon, a operação pode ajudá-lo a viver mais tempo. Geralmente os médicos recomendam a quimioterapia é realizada antes ou após a cirurgia.

Dicas importantes

Procure o seu médico caso apresente algum desses sintomas; não tire conclusões precipitadas, pois as vezes não é câncer, os sintomas podem ser indicativos de outra doença; tenha uma alimentação saudável consuma mais legumes, verduras, frutas e beba muita água para que seu intestino possa funcionar de forma adequada.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Sinais que podem indicar depressão 01

Sinais que podem indicar depressão

Sinais que podem indicar depressão: A depressão passou a ser uma das doenças mais comuns …

Um comentário

  1. António carlos

    Ótima matéria a informação é uma grande arma contra as doenças. Blz.a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *