Inicio / Plantas Medicinais / Chá Pulmonária – incrível planta que é aliada dos pulmões

Chá Pulmonária – incrível planta que é aliada dos pulmões

Chá Pulmonária: A planta Pulmonária hoje em dia é popularmente conhecida como: salsa-de-Jerusalém, Ervas–dos-Bofes e Erva-do-Pulmão. A sua origem é Europeia, as suas flores variam de cor, desde vermelho até tons variados de azul. O seu nome já diz qual a sua principal função, auxiliar os pulmões, em caso de problemas graves como tuberculose e enfisema pulmonar. É um poderoso aliado para manter a saúde dos pulmões de forma natural.

Chá Pulmonária - incrível planta que é aliada dos pulmões

Quando foi descoberta a planta Pulmonária? 

O nome da planta foi dado na Idade Média, porque o formato da folha se assemelhava muito a um pulmão, o povo daquela época achava que isto era um sinal de Deus. Resolveram fazer uma experiência com a planta e os resultados foram realmente comprovados mais tarde, com muitos casos de pessoas que se curam com uso do Chá Pulmonária.

Quais os benefícios do Chá Pulmonária?

O Chá Pulmonária é um ótimo remédio caseiro que auxilia e previne muitas doenças relacionadas com o pulmão, dentre eles destacamos: bronquite, enfisema pulmonar, tuberculose, tosse convulsiva, rouquidão, asma, cordas vocais, infecções respiratórias, faringite e catarro na garganta. Além de ser um defensor do pulmão o Chá Pulmonária ainda é eficaz para o tratamento de problemas urinários, auxiliando para que os rins possam funcionar normalmente e assim ficar livre dos cálculos renais. Ainda fortalece os ossos e tem ação cicatrizante em caso de queimaduras ou outros problemas de pele.

Chá Pulmonária – incrível planta que é aliada dos pulmões (Foto: Divulgação)

Quais são as propriedades medicinais do Chá Pulmonária?

A planta possui muitos componentes milagrosos os seus efeitos sobre o nosso organismo tem a característica de desinfetante, balsâmico, diurético, sudorífico, cicatrizante, remineralizante, alantoína, vitamina C, flavonoides, ácido silício, adstringente, emoliente pulmonar e expectorante.

Chá Pulmonária – incrível planta que é aliada dos pulmões (Foto: Divulgação)

Como usar a planta Pulmonária?

  • Para o intestino preso: Em caso de constipação o ideal é fazer um chá com 1 xícara de água fervente e adicionar 3 colheres de folha de Pulmonária. Tampar e deixar repousar por 5 minutos. Se preferir adoçar é melhor ser com o mel, a indicação é tomar até 3 xícaras por dia.
  • Para a febre: A Pulmonária também ajuda a baixar a temperatura, é só fazer o chá com 1 xícara de água e 2 colheres da planta. Tampar e coar. A indicação é tomar quatro vezes ao dia.
  • Doenças na pele: Em caso frieiras, queimaduras e feridas, devem se aplicar compressas com o chá na região mais afetada.
  • Gripes e resfriados: Para aliviar os sintomas da gripe e do resfriado o chá de Pulmonária é ideal, pois alivia aquela sensação de cansaço e dor no corpo. Basta ingerir 3 xícaras do chá por dia que já serão o suficientes para trazer uma melhora considerável.

Chá Pulmonária - incrível planta que é aliada dos pulmões

Alguns cuidados devem ser tomados ao ingerir o Chá de Pulmonária, seu uso é contra indicado para mulheres gravidas ou que estejam no período de amamentação, crianças e pessoas que tenham problemas no fígado. Outra dica é prestar atenção na dosagem da erva no chá, mesmo que seja natural o excesso pode causar danos no fígado. É importante sempre respeitar as dosagens recomendadas mesmo que seja natural.

Veja isto!

Como aliviar dor de garganta

Como aliviar dor de garganta. Veja algumas dicas!

Como aliviar dor de garganta: A dor de garganta é uma doença infecciosa que atinge …

Um comentário

  1. Muito bom o artigo. Obrigada por compartilhar. Vou procurar e comprar para limpar meus pulmões pois fui fumante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *