Inicio / Dietas / Como plantar chia – Segredos do cultivo em casa!

Como plantar chia – Segredos do cultivo em casa!

Como plantar chia: Quem ouve falar sobre os benefícios da chia, com certeza tem vontade de cultivá-la em casa. Afinal, os poderes da sementinha são super tentadores, não é mesmo? Dando uma bela força no emagrecimento e também possuindo nutrientes que fazem super bem a saúde, com certeza é um daqueles alimentos necessários em nosso cardápio. O problema é que o preço nas lojas nem sempre ajuda, tornando o cultivo em casa uma opção viável. Mas você sabe como fazer isso?

Caso não saiba, está na hora de descobrir como se faz. Confira!

Fotos de uma plantação de chia:

cultivo-chia  plantacao-chia4 plantacao-chia3  plantacao-chia

Como plantar chia

  1. Adquirir as sementes de chia deve ser o primeiro passo. Você pode encontrá-las em lojas de jardinagem, ou de ervas e sementes medicinais. Essa provavelmente será a tarefa mais fácil já que suas sementes estão no auge da popularidade.
  2. É hora de preparar o vaso ou o solo para plantar a semente. Se a ideia for o vaso, utilize vasos médios já que a planta pode alcançar a altura de um metro. Seja como for, escolha um lugar com sol. Adubo e húmus comuns e orgânicos são recomendados.
  3. Para plantar as sementes, é possível fazer isso em vaso ou com algodão molhado, a exemplo de quando plantamos feijões. Se sua escolha for o vaso, basta deixar a terra um pouco úmida e depositar as sementes sobre o solo, sem enterrar. Já no caso do algodão, a ideia é a mesma: deixe o algodão úmido e as sementes sobre ele.
  4. Você poderá molhar as sementes a cada dois dias. Entre 10 e 14 dias você poderá ver os brotos, e é nesse momento que você deve pensar em transplantar para o local definitivo, o que deve ser feito após 15 dias desde o momento em que foi colocada na terra úmida ou no algodão. Para o transplante, basta lembrar que a planta exige sol constante, mas não necessariamente um solo muito rico.
  5. Vai transplantar a chia? Então lembre-se de que a planta prefere terras mais secas, sendo que o solo deve ser bem drenado. Lembre-se também de que o sol deve ser constante: a planta não deve ficar muito tempo na sombra.
  6. As sementes da chia crescem do mesmo modo como os feijões. Isso significa que ela carrega suas sementes dentro de vagens. Você poderá colhê-las quando os frutos estiverem abertos, sem precisar se preocupar se são machos ou fêmeas, uma vez que suas flores são assexuadas. É esperado também que ela pare de crescer. Nesse estágio você deverá cortar a parte onde estavam os frutos, e assim permitir que elas cresçam novamente.

Viu só como não é difícil? Aproveite!

Veja isto!

Trate pedra na vesícula com chá de bardana

Trate pedra na vesícula com chá de bardana

Trate pedra na vesícula com chá de bardana: A pedra na vesícula surge por causa …

Um comentário

  1. vera lucia santana fausto

    estava procurando agua de chia e agora vou semear

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *