Inicio / Artesanatos / Crochê passo a passo – Aprenda os pontos em 5 minutos!

Crochê passo a passo – Aprenda os pontos em 5 minutos!

A arte do crochê pode ser praticada por qualquer pessoa, e engana-se que só as vovós que tem esse dom. Hoje em dia a internet pode nos ajudar com tudo, inclusive ensinando como fazer crochê.


Antes de tudo, você deve saber que a linguagem do crochê possui as suas abreviações. Vira e mexe você pode se deparar com algumas abreviações que não soarão comuns, mas que você poderá encontrar em vários tutorais. Confira as abreviações a seguir e os seus respectivos significados:
carr.: Carreira
corr.: Correntinha
laç.: Laçada
p.: Ponto
p. b.: Ponto baixo
p. a.: Ponto alto

A partir daí, ficará mais fácil aprender crochê!

O próximo é seguir com os pontos mais simples e inciais do crochê. Começando por eles, você saberá fechar todos os pontos existentes no crochê. Esta será apenas uma base para todo a confecção de toda e qualquer peça em crochê.

Como segurar na agulha e no fio.

Com a mão direita, você pega a agulha, sendo entre os dedos polegar e indicador, e use o dedo médio como apoio, da mesma forma que você escreve. Isso serve para os destro. Caso você seja canhota, basta inverter os movimentos para a mão esquerda;

Entre os dedos polegares e indicadores da mão esquerda, prenda os fios e e repasse-os abaixo do dedo anelar. Deixe o fio um pouco solto, para que seja fácil trabalhar com ele. A mesma dica do tópico acima serve para os canhotos: é só inverter os lados dos movimentos.

Ponto correntinha

Você deve saber que no crochê, o ponto correntinha é o pontapé inicial de qualquer outro ponto. Para fazê-lo, comece com uma argola no início do fio. A partir daí, faça uma sequência de fios corr. que será iniciada com uma laçada. Depois da argola, puxe o fio de crochê pra trás, fechando a argolinha e formando uma espécie de corrente. Depois, repita o processo, até chegar no tamanho que deseja para a “correntinha”.

Depois de formada a correntinha, você pode dar vida à outros pontos, sendo eles ponto baixo, ponto alto.. Todos esses pontos podem ser vistos em passo a passo também no Youtube, através de vídeos, o que certamente facilitará o aprendizado!

Veja isto!

Adesivos em tecido veja como é fácil aplicar!

Existem muitas técnicas de artesanato que podem ser aplicadas em peças feitas com diferentes materiais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *