Inicio / Pele Saudável / Envelhecimento precoce da pele: Dicas e cuidados para evitar

Envelhecimento precoce da pele: Dicas e cuidados para evitar

Envelhecimento precoce da pele: As pessoas que fazem parte do time das vaidosas sabem o quanto é importante pensar nos cuidados com a pele. Muitos notam com atenção e temor as marcas da passagem do tempo, sempre atentos a formas de amenizar esses sinais. 

O envelhecimento é um processo tanto natural quanto inevitável. Em geral, a partir dos 30 anos a pele começa a refletir a passagem do tempo através das temidas rugas, linhas de expressão, perda de colágeno, alterações na pigmentação da pele e ressecamento. E embora o envelhecimento seja inevitável, a ocorrência precoce deixa muita gente em uma verdadeira corrida em busca de tratamento para amenizar sinais e retardar os efeitos dos anos.

Envelhecimento precoce da pele: Formas para evitar

Vale lembrar que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. Enquanto o intrínseco ocorre de forma lenta e determinado pela genética, o mesmo não se dá com o processo extrínseco. Neste segundo caso estamos falando do envelhecimento decorrente de fatores externos como exposição solar, poluição, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e outros. Ou seja: se a passagem do tempo é inevitável, ao menos podemos cuidar para evitar que suas marcas apareçam na nossa pele antes da hora. 

Envelhecimento precoce da pele: Dicas e cuidados

Para amenizar o envelhecimento extrínseco é possível lançar mão de dicas e cuidados simples, capazes de proporcionar a pele bonita por mais tempo:

Cuidado com o sol 

O uso do filtro solar não é frescura. É preciso aplicar o produto todos os dias em toda a pele que não esteja protegida pela roupa (não apenas no rosto), mesmo durante a época de frio ou chuva, independente de praia ou piscina. A recomendação é utilizar filtros com FPS 30 ou superior. Em caso de exposição solar prolongada ou excesso de suor, lembre-se de aplicá-lo pelo menos a cada 3 horas.

Beba muita água 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda ao mínimo 2 litros de água por dia, tanto como uma forma de manter o organismo saudável quanto proteger a pele. A hidratação da pele com a ingestão de água ajuda a eliminar as toxinas responsáveis pelo envelhecimento, então é uma boa dica.

Não abra mão da higiene 

Pode ser chato, mas é preciso manter a pele higienizada. Faça uma limpeza duas vezes ao dia (manhã e noite) para eliminar os resíduos após um dia de atividades como o caso da maquiagem, suor, poluição e outros capazes de obstruir os poros e afetar a aparência e saúde da pele.

Nunca durma maquiada 

O demaquilante pode ser um dos seus grandes aliados na hora de cuidar da pele. O produto tem mais eficácia que o sabonete na remoção da maquiagem, portanto sempre utilize o item para remover a make do dia-a-dia. E nada de dormir maquiada, ok? Por mais que você esteja cansada, lembre-se de esse ato pode contribuir para o aumento da oleosidade da pele, já que a maquiagem obstrui os poros e impedem a respiração adequada.

Esqueça o tabagismo e o álcool 

Por mais que muitos apreciem, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas aceleram o processo de envelhecimento da pele. E claro, ambos os hábitos também são prejudiciais à saúde, portanto vale a pena mudar seus hábitos em prol de uma rotina mais equilibrada.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a evitar ou ao menos amenizar os danos provocados pelo envelhecimento precoce da pele. Porém se você já tem rugas e linhas de expressão que incomodam procure um dermatologista. Ele poderá indicar os tratamentos mais adequados para o seu caso.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Enxaqueca aumenta risco de depressão e AVC

Enxaqueca: Quando o assunto é dor de cabeça milhares de pessoas se identificam com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *