Inicio / Decoração / Estilo provençal na decoração: Conheça e aprenda como utilizar

Estilo provençal na decoração: Conheça e aprenda como utilizar

Estilo provençal na decoração: Cuidar da decoração dos ambientes é uma delícia, não é mesmo? Nada melhor do que poder pensar e planejar com cuidado como quer que seu espaço fique. E se você gosta do assunto com certeza já ouviu falar em decoração provençal.

Estilo provençal na decoração: aprenda como utilizar 

Estilo provençal na decoração

O estilo – que combina elementos, rústicos e sofisticados – começou na cidade de Provença, sul da França durante o século XVI. Nessa época os camponeses tentavam aproximar a decoração de seus lares com aquela existente em palácios franceses. E essa tentativa resultou em um estilo super em alta nos dias de hoje. No Brasil o gosto e a procura pela tendência é recente e faz o maior sucesso em salas de estar, quartos e também para festas – mas o estilo já é bastante popular em outros países. E quer saber o melhor de tudo? Ele é bastante acessível e versátil: basta um pouco de criatividade e também os elementos certos e você poderá contar com toda a beleza do estilo provençal para deixar o espaço do jeito que sempre sonhou.

Como decorar no estilo provençal

O estilo provençal na decoração prima pela presença de tons claros, flores, objetos de acabamento delicado, estampas suaves e também texturas como madeira e a presença de móveis de aspecto envelhecido. Já elementos um pouco mais sofisticados podem ser notados na presença de espelhos e lustres. É um tipo de decoração que agrada muito a quem é uma romântica assumida, mas é possível criar um arranjo que agrade a quem prefere algo não tão feminino ou quer aplicar algo mais neutro. Nesse caso, os tecidos como linho, estampas listradas e o uso de tons azul ou de terra podem ser muito úteis.

Estilo provençal na decoração

Sendo um estilo marcante, é preciso ter em mente a noção de equilíbrio quando pensamos em adotar o estilo para o ambiente. Ainda que suas cores sejam pálidas os seus elementos acabam se destacando no cenário. Nesse caso os elementos precisam ser cuidadosamente pensados de acordo com o cômodo a ser decorado, criando assim um conjunto harmônico.

Estilo provençal na decoração: aprenda como utilizar

No que diz respeito aos móveis, o uso de técnicas como pátina e outras capazes de dar um efeito envelhecido são bastante adequados, tornando o estilo acessível uma vez que não há necessidade de investir em peças novas.

Decoração provençal na sala 

O uso de espelhos, cortinas de cores claras, tecidos de aparência suave e almofadas com estampas delicadas dão o tom provençal. Além disso quadros com pinturas remetendo a temas tranquilos e paisagens como campo podem dar o toque final.

Estilo provençal na decoração: aprenda como utilizar

Estilo provençal no quarto de casal 

Itens como espelho, penteadeira ou criados mudos podem reforçar o estilo de decoração provençal no quarto. O uso de cortinas com temas delicados ou tecidos mais suaves também serve ao mesmo propósito.

Estilo provençal na decoração

Estilo provençal no banheiro 

Quanto ao banheiro, a ideia exige um pouco mais de planejamento pois a maior marca do provençal seria uma banheira de cerâmica de estilo retrô. Para elementos menores você pode pensar em cortinas com estampas mais tradicionais ou cores suaves e elementos de cerâmica em design vintage.

Estilo provençal na decoração: aprenda como utilizar

Gostou da ideia? Então capriche! Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.

Sobre Emanuelle Najjar

Veja isto!

Cabeceira para cama feita com porta de madeira

Cabeceira para cama feita com porta de madeira

Cabeceira para cama feita com porta de madeira: Hoje em dia reciclar, usar madeira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *