Inicio / Dietas / Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta!

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta!

Eu posso ser vegetariana? A dieta vegetariana tem ganhado cada vez mais força nos cardápios. Essa dieta é uma alimentação que tem como base os vegetais, eliminando todos os tipos de carne, ovos, leite e queijo. É claro que uma dieta restringida pode afetar a saúde de todo mundo, e isso não é diferente no vegetarianismo. Esses alimentos que são eliminados do cardápio possuem muitos nutrientes para o nosso organismo, e para eliminá-los completamente da alimentação, devemos achar outros alimentos que os reponham da forma correta.

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta

Conheça abaixo todas as informações antes de se jogar na dieta vegetariana, quais os riscos, benefícios e muito mais!

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta (Foto: Divulgação)

Pesquisar é muito importante!

O movimento vegetariano é algo muito legal, mas algumas pessoas entram nessa “tendência” apenas por modismo, sem ao menos pesquisar, ou seja, cortam completamente a ingestão de carne da dieta, não repõem com outros nutrientes e acabam tendo alguns problemas futuramente.

Antes de começar a dieta vegetariana é muito importante se informar, pois nós PRECISAMOS compensar essas deficiências nutricionais, que são causadas por não ingerirmos carnes e produtos lácteos.

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta (Foto: Divulgação)

A falta da vitamina B-12

A vitamina B-12 é muito importante, pois ela é essencial para que desenvolvamos glóbulos vermelhos, que ajudam a prevenir a anemia e problemas maiores.

Acontece que essa vitamina é encontrada apenas em alimentos de origem animal, ou seja, é muito difícil para os vegetarianos repor essa vitamina.

Por esse motivo, é importante procurar um nutricionista antes de começar a dieta, pois esse profissional provavelmente indicará suplementos à base de vitamina B-12.

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta (Foto: Divulgação)

Saúde bucal pode ser prejudicada também

Os vegetarianos, infelizmente, estão mais propensos e expostos à cáries e periodontites, isso porque existe uma deficiência muito intensa de vitaminas A, E, D e K, que são vitaminas lipossolúveis.

Essas vitaminas estão diretamente ligadas à saúde bucal. Elas são fundamentais para a absorção de cálcio, evitam sangramento e muito mais.

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta (Foto: Divulgação)

Pode atrapalhar muito no crescimento

A dieta vegetariana ainda pode afetar no crescimento de adolescentes e crianças, por existir uma grande deficiência de vitamina D no cardápio.

Isso pode ser muito ruim na fase da adolescência, pois o retardamento do crescimento é algo extremamente perigoso, podendo causar diversos problemas no futuro.

Eu posso ser vegetariana? Saiba como isso a afeta (Foto: Divulgação)

Benefícios da dieta vegetariana

É claro que existem diversos benefícios da dieta vegetariana. Um deles é o risco menor de morte, um vegetariano pode ter o risco de morte até 19% menor do que pessoas que consomem carne.

Isso porque, as pessoas que fazem o consumo certo dessa dieta, repõem ainda mais nutrientes do que uma alimentação comum, rica em muitos vegetais e frutas, alimentos que possuem muitas fibras para o corpo humano.

Alguns outros benefícios da dieta vegetariana

A dieta vegetariana pode trazer uma vida muito mais saudável para quem faz de forma correta, alguns dos benefícios são:

* Colesterol equilibrado;

* Baixo risco de depressão e outras doenças psicológicas;

* Pressão arterial equilibrada;

* Baixo risco de sofrer obesidade;

* Entre outros.

Como já foi citado acima, antes de iniciar essa dieta é muito importante procurar a ajuda de um nutricionista, isso porque ele saberá repor todos os nutrientes necessários no seu cardápio.

Veja isto!

Plantas medicinais - Ervas medicinais são eficazes?

Plantas medicinais – Ervas medicinais são eficazes?

Plantas medicinais: As pessoas tem sido, cada vez mais, adeptas do uso de plantas medicinais. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *