Inicio / Saúde / Flebite: causas, sintomas e tratamentos

Flebite: causas, sintomas e tratamentos

A Flebite é uma inflamação da parede da veia, também conhecido como Tromboflebite superficial podendo aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente as veias varicosas das pernas é que são as mais afetadas. A sua formação esta associada à um coagulo de sangue que fica situado no interior de uma veia localizado juntamente a pele. Lembrando que nem todas as pessoas que possuem varizes vão desenvolver uma Flebite, isto ocorre com mais frequência em pessoas que tem trombos nas artérias.

Flebite: causas, sintomas e tratamentos

Quais são os sintomas da Flebite?

A Flebite tem entre os seus principais sintomas um calor, uma dor, um edema e um vermelhão na pele, geralmente aparece nas pernas ocorrendo uma inflamação aguda. A febre pode ocorrer ou não, a sua causa é um coagulo sanguíneo devido à modificação de plaquetas, dificultando a circulação do sangue. Existem as Flebites superficiais que não ficam com os músculos comprimindo as veias, estas raramente causam embolias, já as Flebites mais profundas podem provocar embolias pulmonares e maiores complicações.

Flebite: causas, sintomas e tratamentos

Quais são as causas da Flebite?

As causas da Flebite são diversificadas podem ser por contaminações bacterianas, traumatismos, o uso de drogas ou de substâncias químicas irritantes. Podem aparecer por causa de atividades profissionais que ficam muito tempo em pé, como cabeleireiros ou ainda por fatores genéticos. As estases venosas (varizes) não tratadas por um longo período ou pós-operatório não cuidado, também podem ocasionar a doença. Outros fatores também podem ser os vilões deste problema de saúde que se não for tratada pode trazer grandes complicações, dentre estes podemos destacar: vida sedentária, pessoas obesas, as mulheres que tomam anticoncepcional, que possuem aterosclerose e ainda aqueles que fumam.

Como é feito o diagnóstico da Flebite?

A Flebite é bem dolorida e geralmente bem visível, pois a pele fica com aparência avermelhada. Quando qualquer dos sintomas citados acima ocorrerem o médico clinico deve ser consultado, para fazer exames que possam identificar a gravidade do caso. A ultrassonografia poderá ajudar a diagnosticar onde são encontrados os coágulos que bloqueiam os vasos sanguíneos. Lembrando que o diagnóstico precoce é de extrema importância para prevenir a progressão para uma Tromboflebite.

Como tratar a Flebite?

Quando a Flebite não está num estágio mais avançado ela pode desaparecer espontaneamente em poucos dias, se algumas medidas simples forem tomadas como, por exemplo: ficar de pernas e braços elevados, aplicar compressas mornas no local atingido. A inflamação pode ceder antes da dor e daquela sensação anormal das veias. O uso analgésico, anticoagulantes e as meias elásticas podem aliviar todos estes sintomas, quando não precisam de uma intervenção mais invasiva como uma cirurgia para laquear a veia superficial impedindo que o trombo se desloque para uma profundidade maior. Destacando que a cirurgia geralmente é feita no consultório do médico, com anestesia local sem grandes complicações.

Flebite: causas, sintomas e tratamentos

Quais são as complicações da Flebite?

A Flebite se não for tratada a tempo, pode evoluir para uma inflamação conhecida como “Tromboflebite” ou “coagulo sanguíneo”, que pode se mudar para o pulmão provocando a embolia pulmonar e ao óbito.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Sintomas da tireoide - Sinais que podem indicar o distúrbio

Sintomas da tireoide – Sinais que podem indicar o distúrbio

Sintomas da tireoide: Quem nunca ouviu falar na Glândula da tireoide? Você sabia que ela …

2 comentários

  1. Um bom serviço público! Agradecido pela clareza e pela concisao das informacoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *