Inicio / Diversos / Gripe no verão – Como tratar e prevenir!

Gripe no verão – Como tratar e prevenir!

Gripe no verão – Como tratar e prevenir: O verão é uma estação amada e aguardada por muita gente, porém alguns transtornos podem chegar quando menos esperamos, como é o caso da gripe. O problema é algo que normalmente esperamos que aconteça quando as temperaturas estão mais frias, mas nada impede que a gripe marque presença justamente nessa época especialmente para crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Aliás, alguns fatores fazem com que as defesas do organismo diminuam e comprometam o sistema imunológico contra doenças causadas por vírus. Entenda a razão pela qual a gripe no verão pode ocorrer mesmo na estação mais quente do ano.Veja quais são as principais causas e dicas para prevenir!

Gripe no verão - Como tratar e prevenir!

Fatores que aumentam as chances de gripe no verão

 

Antes de mais nada, vale entender a razão pela qual a gripe pode ocorrer mesmo na estação mais quente do ano. Veja só quais são as principais causas:

Desidratação 

No que diz respeito a gripe, no verão as pessoas estão mais expostas ao sol, o que costuma aumentar as chances de desidratação e deixar as pessoas mais vulneráveis.

Choque térmico 

Outro fator que merece atenção é o choque térmico. Ou seja, a diferença entre a temperatura de um ambiente em comparação a outro, como ambientes com ar condicionado e outros sem o aparelho.

Esquecer de lavar as mãos 

Em geral a transmissão de vírus acontecem por meio de toque, em especial pelo contato com as mãos. Se quem estiver gripado colocar as mãos na via aérea que está infectada pode acabar transmitindo o vírus ao tocar em outras pessoas. Isso faz com que o hábito de lavar as mãos seja importante mesmo durante o verão.

Permanecer com roupas molhadas 

Após a praia ou piscina muita gente permanece com as roupas molhadas ou úmidas por muito tempo, sendo que também estamos falando em maiôs, biquínis, sungas e calções nessa lista. Isso vale especialmente para as crianças, que muitas vezes ainda não tem defesas no organismo para atuar contra alguns vírus. Além do caso da exposição do organismo ao vírus da gripe, também pode haver a contaminação por fungos.

Como tratar e prevenir a gripe no verão?

Hora de ver como podemos prevenir e também como tratar o problema. Veja as dicas:

Evite compartilhar objetos pessoais 

itens como alimentos, copos, toalhas e itens de uso pessoal em geral devem ser riscados da lista de objetos que você costuma partilhar, pelo menos por hora.

Hidratação 

Ingerir a quantidade mínima de água é importante em especial no verão, uma época na qual as chances de desidratação são maiores. Lembre-se que você pode também tomar suco, chás e bebidas naturais. Evite refrigerantes e outras bebidas industrializadas.

Alimentação 

O consumo de frutas, sucos e legumes ricos em vitamina C ajudam a dar uma caprichada no sistema imunológico e evitar transtornos como gripes e resfriados.

Higienizar as mãos 

Após mexer em dinheiro, andar em transporte público, usar escadas rolantes, ficar na areia da praia, ir ao banheiro usar o teclado do computador, trate de higienizar as mãos. Lavar as mãos ou usar álcool gel são boas maneiras de garantir essa proteção. Além disso tenha sempre lenços descartáveis por perto.

Se você estiver lidando com os sintomas da gripe, é importante seguir algumas dicas: manter a casa arejada, o corpo hidratado com o devido consumo de líquidos, e fazer uso de descongestionante nasal para aliviar o desconforto na respiração. Dores musculares, de cabeça ou mal estar podem ser tratados com analgésicos, mas fique atenta: se os sintomas se prolongarem por mais de uma semana é importante procurar orientação médica.

Veja isto!

Belviq - Novo medicamento para emagrecer liberado pela Anvisa

Belviq – Novo medicamento para emagrecer liberado pela Anvisa

Belviq é um novo medicamento para emagrecer liberado pela Anvisa no fim de 2016 pronto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *