Inicio / Diversos / Osteoporose – Causas, sintomas e tratamentos

Osteoporose – Causas, sintomas e tratamentos

Osteoporose: Atualmente estamos cada vez mais ligados em temas relacionados a saúde e a qualidade de vida. E um dos assuntos mais procurados nesse quesito está relacionada com a osteoporose: uma doença que costuma afetar pessoas acima dos 50 anos. 

Caracterizada como uma condição que acarreta a diminuição progressiva da densidade óssea, a osteoporose é um dos principais problemas de quem está chegando a terceira idade.  Isso porque o problema também aumenta o risco de fraturas, o que afeta e muito a qualidade de vida. 

Osteoporose - Causas, sintomas e tratamentos
Osteoporose – Causas, sintomas e tratamentos

Causas da osteoporose

A principal causa da osteoporose é o envelhecimento natural que acontece após os 30 anos. Já após os 50 é a faixa onde começa o maior risco de lidar com o problema, especialmente entre mulheres após a menopausa.

Embora o envelhecimento natural seja responsável pela maior parte dos casos, existem outras causas que podem ser consideradas causas secundárias. Estamos falando em coisas como disfunção da tireoide, doenças do sangue ou mesmo autoimunes, além de outros fatores como:

  • Histórico familiar
  • Deficiência na produção de hormônios
  • Uso de medicamentos a base de heparina, cortisona ou para tratamento da epilepsia.
  • Alimentação com pouco cálcio de vitamina D
  • Baixa exposição à luz solar
  • Baixo peso corporal
  • Repouso prolongado ou imobilização
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool
Osteoporose - Causas, sintomas e tratamentos
Osteoporose – Causas, sintomas e tratamentos

Sintomas da osteoporose

Muitas vezes a osteoporose dá seus primeiros sinais quando o quadro está em uma situação mais avançada, como o surgimento de fraturas espontâneas de ossos que ficaram porosos e fracos.

As lesões mais comuns em portadores de osteoporose são fraturas de vértebra por compressão, o que gera maior risco de problemas de coluna, diminuição de estatura, fraturas do punho, costelas e colo do fémur. Quando o quadro é de dor, ela estará localizada na área onde o problema gerou fraturas ou onde o osso está mais fragilizado. 

Osteoporose - Causas, sintomas e tratamentos

Diagnóstico da osteoporose

O diagnóstico da doença é feita pela densitometria óssea por raios X. O exame não é considerado invasivo e possibilita medir a densidade mineral dos ossos da lombar e do fêmur, comparando com valores de referência e assim chegar a uma conclusão.

A indicação é de que mulheres acima dos 65 e homens a partir dos 70 façam o exame anualmente, mesmo que não haja fatores de risco. Já mulheres na pós menopausa antes dos 65 anos e homens entre 50 e 60 com fatores de risco já devem ter o exame para o check up regular.

Como prevenir e tratar a osteoporose:

Osteoporose - Causas, sintomas e tratamentos

Para prevenir a osteoporose é preciso ter em mente três dicas: ingerir alimentos ricos em cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e também praticar exercícios físicos. São medidas que devem começar desde a infância e, salvo alguma especificidade, deve ser uma rotina a ser mantida ao longo da vida. Suplementos de cálcio e vitamina D podem auxiliar aqueles cuja dieta não é rica em cálcio, vitamina D ou apanham pouco sol. Já os exercícios são importantes para produção contínua da massa óssea, contribuindo para ossos mais fortes e redução do risco de fraturas e quedas em pessoas com mais idade.

A respeito do tratamento, é preciso antes determinar qual foi o agente causador do problema e assim verificar qual seria a solução mais viável.

Existem diversas alternativas, como hormônios sexuais, bifosfanatos, modeladores de receptores de estrogênio, calcitonina de salmão e outros. A escolha entre os tratamentos dependerá das características do paciente. 

Osteoporose - Causas, sintomas e tratamentos
Osteoporose – Exercícios são importantes para produção contínua da massa óssea.

Lembre-se: alimente-se bem, pratique exercícios e exponha-se ao sol em horários adequados. Esses são cuidados que farão a diferença.

Veja isto!

Como calcular o período fértil sem erro

Como calcular o período fértil sem errar

Como calcular o período fértil sem errar: O período fértil de cada mulher é diferente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *