Inicio / Saúde / O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto: O engasgo pode ser muito perigoso, a vítima precisa ser socorrida rapidamente, pois pode acontecer a falta de ar que pode levar esta pessoa a morte. Mas o que fazer quando estamos sozinhos em casa e engasgamos? É importante tentar tossir o máximo que puder para tentar desbloquear a epiglote. A pessoa engasgada tem apenas alguns minutos para conseguir se desengasgar, principalmente se esta sozinha lembre-se a falta de ar pode provocar desmaio, então se tiver como pedir ajuda corra e faça logo. Em situações de risco sempre é importante manter a calma, pois ficar muito agitado não vai deixar você pensar direito. Boa Sorte!

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

Porque engasgamos?

O engasgo ocorre quando a epiglote falha por algum motivo, o liquido ou alimento que ingerimos pode acabar se perdendo pelo caminho e assim impedir que possamos respirar. A epiglote é uma espécie de porta da laringe, que vai se movimentando conforme a necessidade, o que acontece quando nos engasgamos é que pode ocorrer uma falha nesta proteção. O próprio organismo libera jatos de ar para tentar expulsar o alimento.

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto (Foto: Divulgação)

O que pode acontecer quando estamos engasgados?

O engasgamento pode ser fatal, pois provoca sufocamento e asfixia, deve ser evitado ao máximo, mas se por acaso ocorrer é importante que seja induzido o vomito e tossir para expulsar o que provocou o problema. Quando a pele fica arroxeada é sinal de que o engasgo esta impedindo que a passagem de ar circule livremente até o pulmão. O grande problema de estarmos sozinho quando engasgarmos é ocorrer uma parada respiratória e desmaiarmos. Se caso ocorrer de engasgarmos quando estivermos sozinhos em casa é importante tentarmos ficarmos calmos e pedir ajuda.

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto (Foto: Divulgação)

Como proceder em caso de engasgarmos sozinhos sem ninguém por perto?

Não existe quase nenhum tipo de material explicativo de como devemos agir, se por acaso estivermos sozinhos em casa. Ninguém espera se engasgar um dia, talvez este seja um grande erro, pois infelizmente devemos estar preparados para todas as situações. Vamos fazer uma avaliação do perigo que estamos correndo, imaginem a garganta tampada e ter apenas alguns minutos apenas para agir, com um detalhe “Salvar a sua vida”.

Então não brinquemos com coisa séria, vamos lá fazer a nossa lição de casa. Depois de ler todas estas informações até ficamos com medo de ficarmos sozinho em casa, mas para conseguir nos desengasgar o método é bem simples, tem como fazermos sem maiores dificuldade pode doer um pouco, mas a necessidade nos força a tentar. Veja a seguir os seguintes passos para que você possa ficar mais tranquilo:

  • Mantenha a calma, não se apavore isto só vai atrapalhar para pensar em como agir;
  • Segundo passo é se ajoelhar e apoiar as mãos no chão, como se fosse engatinhar;
  • O movimento decisivo é tirar as mãos do chão e deixar o tórax cair com toda a força, este impacto é que vai fazer com que o ar dos pulmões expila o que está tampando a garganta. Este movimento brusco poderá doer um pouco, mas com certeza vai desbloquear as vias respiratórias, no entanto melhor doer um pouco do que ter danos maiores como a morte.

O que fazer quando engasgar sozinho. Veja 2 exemplos importantes! 

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Diverticulose e diverticulite

Diverticulose e diverticulite – Remédios caseiros

Diverticulose e diverticulite: Talvez você já sofra com a doença ou tenha ouvido falar em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *