Inicio / Saúde / O que é cigarro eletrônico: faz mal? Preço, como usar e o que pode causar

O que é cigarro eletrônico: faz mal? Preço, como usar e o que pode causar

Você sabe o que é cigarro eletrônico? Trata-se de um dispositivo cujo inteiro é simular a mesma experiência de um cigarro normal, mas com menos riscos para a saúde do indivíduo, pois possui somente alguns vapores de nicotina, sem as demais substâncias que são extremamente perigosas.

Entretanto, será que ele não causa risco nenhum? Será que é a melhor opção para o usuário que deseja cuidar da saúde ou parar de fumar aos poucos? Tudo isso e muito mais você poderá conferir a seguir.

O que é cigarro eletrônico

O que é cigarro eletrônico?

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que possuem um líquido rico em nicotina. Além disso, esse dispositivo também possui um atomizador, responsável por aquecer o líquido e gerar o vapor. O atomizador é ativado por meio de um sensor, que muitas vezes é um botão, quando o indivíduo inala. O cigarro eletrônico simula a experiência de fumar um cigarro comum, mas sem todas as substâncias tóxicas para a saúde.

Grande parte dos cigarros eletrônicos se parecem com uma caneta e possuem baterias de longa duração que são recarregáveis. Na grande maioria dos casos, o líquido do cigarro é a nicotina, que também possui aromas e glicerol. Entretanto, através de pesquisas, já foram identificadas outras substâncias no líquido, algumas até que podem causar doenças graves.

O que é cigarro eletrônico

Malefícios do cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico pode ser mais “saudável” do que o cigarro comum, mas isso não significa que ele não possui riscos. Como foi somente recentemente que o governo começou a se preocupar com ele, não há muitos estudos científicos sobre seus efeitos na saúde de uma pessoa que usar por um tempo prolongado. Além disso, também não há grandes provas de que ele ofereça mais segurança do que o cigarro comum.

O cigarro eletrônico também possui algumas substâncias nocivas, como a nicotina que pode ser viciante e causar danos à saúde. Uma pesquisa também já encontrou substâncias carcinogênicas no cigarro eletrônico. Além disso, os sabores artificiais do cigarro eletrônico também podem causar danos.

Benefícios para quem quer parar de fumar

Ainda assim, se você desejar usar o cigarro eletrônico para parar de fumar, ele pode trazer benefícios. Mesmo sendo perigoso, ele ainda expõe o indivíduo a menos substâncias perigosas do que o cigarro comum e entrega outros benefícios, como não deixar os dentes amarelados, é menos poluente para o meio ambiente, é barato, há menos riscos de doenças pulmonares e não provoca cheiro ruim.

O que é cigarro eletrônico

Como usar o cigarro eletrônico

Não é possível usar o cigarro eletrônico aqui no Brasil, pois a ANVISA proibiu sua venda. Outros países também proibiram a comercialização do cigarro eletrônico, enquanto outros permitem somente a compra de cigarros sem a nicotina.

De modo geral, se você viajar para outro país e usar o cigarro eletrônico, é recomendado que só o faça com acompanhamento médico. O uso é simples, basta inalar e o vapor irá sair. O período de uso depende de cada pessoa e das recomendações.

O que é cigarro eletrônico

Gostou do artigo sobre o que é cigarro eletrônico? Deu para esclarecer as duvidas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Dicas para proteger os filhos da obesidade - Obesidade infantil

Dicas para proteger os filhos da obesidade

Dicas para proteger os filhos da obesidade: A obesidade é um dos grandes problemas da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *