De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, um dos significados da palavra “personalizar” é dar caráter pessoal. Ou seja, dar um toque diferenciado em alguma coisa para que fique com suas características, que represente o seu jeito especial de ser, para que as pessoas olhem e comentem: Nossa! Ficou a cara dela! Ou então: Como se parece tanto com fulano (a)! Portanto, é você se retratando na sua obra.
Para que você possa dar esse toque, esse diferencial, que fará com que as pessoas a associem ao objeto, aqui vai a dica de como personalizar chinelos com tecido. A idéia é usar tiras de tecido substituindo as correias; fica um trabalho lindo, cheio de charme e estilo próprio. Escolha o chinelo de sua preferência, o tecido da cor que você mais gosta, liso ou com estampas, e mãos a obra.
Material necessário:
Chinelo de dedo, de sua preferência, pode ser havaina ou similar, tem muitos produtos de qualidade no mercado;
Tiras de tecido à sua escolha; Estilete; Cola quente.
- Agora é só começar a confeccionar a sua obra de arte. Comece retirando as correias originais do chinelo. Pegue duas tiras de tecido e coloque no lugar das correias que você retirou, passando-as pelo furo da parte da frente do chinelo, como mostra a foto.
- Depois de passar as tiras, dê-lhes um nó na parte que ficou embaixo do chinelo, para que o tecido fique preso. Verifique se o nó ficou firme e então retire as pontas que sobraram, cortando com a tesoura, e acomode esse nó no vão existente na parte de baixo do chinelo.
- Próximo passo: vire o chinelo com a parte de cima em evidência e dê um nó nas tiras, mas não se esqueça de deixar espaço suficiente para encaixar bem os dedos, sem machucá-los.
- Agora dê um segundo nó bem junto ao primeiro. Lembre-se que a quantidade de nós depende do estilo de chinelo que você deseja confeccionar, afinal, a obra de arte é sua, e sua criatividade é quem vai direcionar o modelo de trabalho que você quer.
- Depois de confeccionada essa parte do chinelo, chega à hora de prender as tiras na parte de baixo, dando-lhes um nó para que não se soltem.
- Passe as tiras pelos furos na parte posterior do chinelo, sendo cada uma das tiras em buracos separados; e faça como fez com o nó dado na parte da frente do chinelo, cortando as pontas de tiras que sobrarem, e acomodando-as no vão existente.
- Finalize seu trabalho passando cola quente, ou cola universal, para colaras pontas do tecido no solado do chinelo.