Como desencravar Unhas passo a passo: A unha encravada é um dos problemas mais comuns (e mais chatos) que podemos encarar. E claro, além de chato, pode ser bastante doloroso e incômodo a ponto de querermos resolver o incômodo o mais rápido possível.
Tem como desencravar unhas?
Esse é o seu caso? Pois bem, saiba que o problema tem solução. Mas antes é preciso saber do que se trata para ter a melhor noção de como solucionar de maneira correta. Veja só:
O que é a unha encravada?
Também chamada de onicocriptose, a unha encravada ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, causando sintomas como vermelhidão, dor e inchaço local e ao redor da unha. A princípio, qualquer dedo do pé pode ser afetado, mas o mais propenso é o dedão.
O problema pode ser causada por diversos fatores capazes de colocar pressão extra sobre o dedo afetado: uso de calçados apertados ou largos, deformidades do pé ou dos dedos, unhas que não são cortadas de maneira correta (deixadas muito curtas ou com bordas arredondadas) costumam ser os principais motivos, porém unhas curvadas e com crescimento que tende para baixo, ou unhas muito grandes em relação aos dedos também são características que propiciam maior facilidade para o surgimento do problema.
Como desencravar a unha?
Unhas levemente encravadas podem ser tratadas em casa. Veja o que pode ser feito:
1 – Primeiro deixe o pé ou a mão em uma bacia com água morna ou quente por um tempo de 20 minutos.
2 – Usando uma pinça, tente levantar o canto da unha que está encravada e coloque um pequeno pedaço de algodão ou gaze. Isso manterá a unha elevada, devendo ser mudada uma vez ao dia depois de estar na água quente por 20 minutos. O uso de uma pomada anestésica pode ajudar. Lembre-se também que a pinça deve estar esterilizada.
3 – Use uma pomada ou solução antisséptica para ajudar a cicatrizar. Povidine costuma ser uma boa indicação para esses casos.
Caso a unha encravada apresente pus, a melhor dica é não tentar nenhum tratamento caseiro e ir ao dermatologista ou ao podólogo. Esses casos requerem um tratamento mais elaborado e também o uso de pomadas antibióticas.
Como evitar unhas encravadas?
Existem alguns truques capazes de ajudar a evitar a unha encravada. Confira algumas dicas de como desencravar unhas:
Corte as unhas em formato quadrado
As unhas do pé não podem ser cortadas muito curtas ou com bordas arredondadas. O melhor é o corte reto, em formato quadrado, evitando assim que ela vire e cresça para dentro da pele.
Lixe as unhas após cortar
Lixar as unhas após o corte pode ajudar, uma vez que isso remove as pontinhas. Essas sobras de unha podem ser reconhecidas pelo organismo como um corpo estranho, acarretando a inflamação e encravando-a novamente.
Evite a retirada das cutículas
A falta da cutícula deixa as unhas mais propensas a infecções, já que ela funciona como uma proteção contra bactérias e fungos.
Nada de calçados apertados
Calçados apertados geram pressão sobre o canto das unhas, e a partir daí você já sabe o que acontece, não é? A melhor opção é escolher calçados com bico mais largo ou arredondado.
Mantenha os pés limpos
O acúmulo de células mortas acaba facilitando a proliferação de micro-organismo nas unhas, gerando processos inflamatórios. Cuide sempre da higiene, em especial abaixo da unha.
Consulte um especialista
Se nem com esses cuidados você consegue se ver livre do problema, é hora de consultar um dermatologista. O seu caso pode ser de unha encravada congênita, ou seja, decorrente do próprio formato da unha. Sendo assim, o dermatologista ou o podólogo são os profissionais que podem ajudar a encontrar alguma solução. Tentar alguma solução caseira pode apenas piorar sua situação.
EU AMEI ESSE SITE DE DICAS CASEIRAS!