Quem é vaidosa sabe que o cabelo é o cartão de visita de qualquer mulher. Manter os cabelos bem cuidados é fundamental, mas muitas acabam postergando os tratamentos por achar que para ter lindos cabelos é necessário gastar rios de dinheiro em salões de beleza, o que não é verdade. Hoje nem é preciso gastar muito tempo para manter os cabelos diariamente bonitos, basta buscar os produtos certos para atender a necessidade do seu cabelo.
Um dos produtos feito para facilitar a vida das mulheres é a máscara de tratamento. Ela age na recuperação de cabelos danificados e ressecados, hidratando, amaciando, dando brilho e protegendo os fios. Basta deixar por 3 minutos nos cabelos, durante o banho, e os efeitos serão notados instantaneamente. Vale lembrar a ordem de utilização: limpar com o shampoo, hidratar com a máscara e condicionar com o condicionador. Algumas mulheresusam a máscara substituindo o condicionador. Fica à sua escolha, já que a máscara não precisa ser utilizada em toda a lavagem, já o condicionador sim.
A maior questão é como encontrar a máscara certa para a necessidade do seu cabelo. Óbvio que o primeiro passo é saber do que o seu cabelo precisa. Se o seu cabelo está ressecado, com um volume fora do comum e só fica definido quando está molhado então o seu problema é falta de hidratação, logo, busque máscaras que sejam voltadas a hidratar, assim você repõe as vitaminas e a água que estão faltando nos fios. Você ainda pode potencializar o efeito da máscara com suco a cenoura com beterraba, babosa ou abacate. São hidratações caseiras que ajudam muito a dar a oleosidade que os fios secos precisam.
Agora, se seu cabelo estiver poroso – com aparência de espigado, quebradiço e, quando molhado, fica elástico – significa que você precisa nutrir os fios e para isso não é preciso, necessariamente, comprar máscara de tratamento, basta fazer uma umectação. Para os cabelos lisos, é recomendado usar óleo de coco, já nos cabelos cacheados pode-se usar azeite extra virgem ou óleo de babosa. A nutrição está ligada a óleos como: de rícino, argan, de babosa,ceramidas, geleia real, germen de trigo e semi di lino. Logo, qualquer máscara com base em um desses óleos é voltada para nutrição.
E se os seus cabelos estiveremduros, sem movimento, ocos – com pontinhos brancos nas pontas – extremamente quebradiços e mesmo molhados continuam espigados, significa que o seu cabelo precisa de reconstrução. Os produtos voltados à reconstrução são à base de queratina, colágeno, creatina, elastina, gelatina sem sabor e proteína. Para quem está com o cabelo muito danificado, a queratina líquida pode ajudar de imediato. Mas, ainda que você precise muito, não é recomendado usar esse tipo de produto todos os dias, pois o excesso de queratina também pode acabar com os cabelos. Este é um tipo de máscara que não pode substituir o condicionador. Nunca. No caso da reconstrução, principalmente, se faz necessário um cronograma capilar. Assim você cuida da maneira certa e na quantidade exata que o seu cabelo precisa.
Nota da autora: Primeiramente, as máscaras das fotos são meramente ilustrativas. Eu sempre opto por marcas populares e receitas caseiras, pois quando se fala de cabelo o barato sai barato e deixa os fios lindos, basta encontrar o que melhor se adapta a você. Segundo, para quem ficou com dúvidas sobre cronograma capilar e umectação, ainda essa semana explicarei detalhadamente cada um. E bora soltar esses cabelos ao vento!