Apesar de ser um pouco dolorida, a cera ainda é um dos métodos mais utilizados para a depilação. Isso porque ela consegue puxar os pelos pela raiz, fazendo com que eles demorem mais para crescerem novamente e deixa a pele lisinha por aproximadamente vinte dias. Além disso, quando os pelos voltam a nascer, normalmente ficam um pouco mais finos. Com a cera é possível depilar praticamente todas as partes do corpo e do rosto que a pessoa desejar, e ainda por cima possui um custo bastante acessível.
A cera pode ser a fria, já comprada pronta e basta apenas ser aplicada sobre o local que será depilado. Depois que ela já estiver sido colocada no lugar, basta puxá-la no sentido inverso do nascimento dos pelos. As ceras quentes podem ser compradas em blocos e derretidas no fogão em banho maria, no microondas ou com aquecedores especiais para ceras. Para evitar maiores problemas, desinfete com um algodão ( molhado com álcool) a área que será depilada, para evitar riscos de infecção, e seque bem antes da aplicação com a cera. Antes de aplicar a cera, verifique com o dedo se a temperatura está boa para a sua pele, ela pode queimar se estiver quente demais.
Com o auxílio de uma espátula de madeira, aplique sobre os pelos e espere esfriar um pouco, até que dê para puxar e arrancar os pelos. Se você prefere receitas mais naturais, dá para fazer a sua própria cera em casa. É só ter um quilo de açúcar, suco de um limão e uma xícara de água. Leve tudo ao fogo em uma panela até que fique em ponto de puxa-puxa, o segredo é acertar esse ponto. Antes de usá-la, é só ver se ela ainda está muito quente.