Aceitação de pessoas transexuais na família: Sexualidade e gênero são assuntos que devem ser levados em pauta dentro das famílias. Todos nós sabemos que não é fácil, que ainda existem muitos mitos, tabu e preconceito com o assunto, o objetivo é poder ter um mundo melhor, com maior aceitação, um mundo mais justo para todos.
Aceitação de pessoas transexuais na família
Orientação sexual pode ser precoce?
Orientar os filhos sobre a sexualidade falar no assunto não torna precoce a iniciação sexual, pelo contrário ajuda os adolescentes a compreenderem melhor o que acontece com o seu corpo. Como também falar sobre diversidade sexual e ensinar sobre o assunto, não vai induzir o adolescente a mudanças sexuais, tão pouco de identidade de gênero. O que ocorre é que esse tipo de diálogo vai fazer com que os jovens e adolescentes compreendam melhor e obtenham maior aceitação sobre a sexualidade, bem como as formas de expressão e vivência.
O que é uma pessoa transexual?
Transexual é uma pessoa que não aceita o seu gênero biológico, ou seja, está em um corpo que não se identifica com ele. Essas pessoas não conseguem se identificar com as roupas que usa, com o comportamento que é imposto pela sociedade, que são típicos do gênero feminino ou masculino. Portanto, uma pessoa trans é aquela que vive em um corpo que não se identifica com ele, ela apenas transita do seu gênero biológico para o gênero pelo qual se identifica. Estar no corpo de um homem e se sentir uma mulher ou visse versa.
Como aceitar um filho transexual?
Quando se fala em transexual sempre há um tabu por parte da sociedade, isso ocorre porque as famílias não estão abertas para essa aceitação. É importante salientar que as manifestações de identidade de gênero não tem idade certa para ocorrer, ela pode se apresentar em qualquer idade. A aceitação por parte dos pais é sempre muito complicada, pois geralmente não é bem aceito, pais e filhos sofrem com o problema. Para que as famílias possam aceitar filhos transexuais é preciso que as famílias conversem sobre o assunto com naturalidade, desde criança, pois dessa forma as crianças saberão que é natural e que todos merecem respeito independente da sua sexualidade ou gênero.
Aceitação de pessoas transexuais na família (Foto: Divulgação)
Como viver em harmonia com pessoas trans
As pessoas trans merecem respeito e consideração, mesmo sabendo que existem grupos homofóbicos, que desrespeitam essas pessoas, nós, eu e você podemos fazer a diferença e criar um mundo melhor a partir da nossa casa. Veja algumas dicas que selecionamos para o convívio em harmonia:
1ª dica – crie um ambiente seguro dentro de casa para que essa pessoa possa se sentir acolhida e segura;
2ª dica – sempre coloque-se no lugar da pessoa, haja com empatia;
3ª dica – nunca fale algo ou faça algo que possa reprimir a identidade de gênero do adolescente ou criança;
4ª dica – é importante ficar ciente de que a criança ou adolescente trans não tem problema algum é a sociedade que não sabe lidar com a mudança de gênero de forma normal;
5ª dica – busque informações sobre o assunto, que possam ajudar na convivência tornando-a cada dia melhor;
6ª dica – faça contato com outras famílias que tenham filhos trans, para que possam aprender e se fortalecer com a situação;
7ª dica – demonstre todos os dias o quanto seu filho é amado independente da sua sexualidade ou gênero.
Dessa forma você terá uma família saudável e feliz, sabendo conviver com a transexualidade de forma natural, sem preconceito. Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.