Como plantar chia: Quem ouve falar sobre os benefícios da chia, com certeza tem vontade de cultivá-la em casa. Afinal, os poderes da sementinha são super tentadores, não é mesmo? Dando uma bela força no emagrecimento e também possuindo nutrientes que fazem super bem a saúde, com certeza é um daqueles alimentos necessários em nosso cardápio. O problema é que o preço nas lojas nem sempre ajuda, tornando o cultivo em casa uma opção viável. Mas você sabe como fazer isso?
Caso não saiba, está na hora de descobrir como se faz. Confira!
Fotos de uma plantação de chia:
Como plantar chia
- Adquirir as sementes de chia deve ser o primeiro passo. Você pode encontrá-las em lojas de jardinagem, ou de ervas e sementes medicinais. Essa provavelmente será a tarefa mais fácil já que suas sementes estão no auge da popularidade.
- É hora de preparar o vaso ou o solo para plantar a semente. Se a ideia for o vaso, utilize vasos médios já que a planta pode alcançar a altura de um metro. Seja como for, escolha um lugar com sol. Adubo e húmus comuns e orgânicos são recomendados.
- Para plantar as sementes, é possível fazer isso em vaso ou com algodão molhado, a exemplo de quando plantamos feijões. Se sua escolha for o vaso, basta deixar a terra um pouco úmida e depositar as sementes sobre o solo, sem enterrar. Já no caso do algodão, a ideia é a mesma: deixe o algodão úmido e as sementes sobre ele.
- Você poderá molhar as sementes a cada dois dias. Entre 10 e 14 dias você poderá ver os brotos, e é nesse momento que você deve pensar em transplantar para o local definitivo, o que deve ser feito após 15 dias desde o momento em que foi colocada na terra úmida ou no algodão. Para o transplante, basta lembrar que a planta exige sol constante, mas não necessariamente um solo muito rico.
- Vai transplantar a chia? Então lembre-se de que a planta prefere terras mais secas, sendo que o solo deve ser bem drenado. Lembre-se também de que o sol deve ser constante: a planta não deve ficar muito tempo na sombra.
- As sementes da chia crescem do mesmo modo como os feijões. Isso significa que ela carrega suas sementes dentro de vagens. Você poderá colhê-las quando os frutos estiverem abertos, sem precisar se preocupar se são machos ou fêmeas, uma vez que suas flores são assexuadas. É esperado também que ela pare de crescer. Nesse estágio você deverá cortar a parte onde estavam os frutos, e assim permitir que elas cresçam novamente.
Viu só como não é difícil? Aproveite!