Como se divorciar de graça no Brasil

Infelizmente o número de divórcios no Brasil está aumentando cada vez mais, isso acontece devido a intransigência e falta de comunicação de muitos casais. Claro que se não está dando mais certo o matrimônio o correto é se separar, porém diversos casais desistem de se divorciar por causa da burocracia e também por não ter dinheiro para pagar o divórcio.

A boa notícia para os casais que querem se divorciar no papel e não tem condições financeiras para pagar esse procedimento é que agora no Brasil é possível se divorciar sem pagar nada por isso.

como-se-divorciar-de-graca-no-brasil

Como se divorciar de graça no Brasil

– O casal deve ir a um cartório civil localizado em sua cidade levando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento e declarar a intenção de divórcio.
– O cartório irá então elaborar uma escritura pública atestando que o casal em questão se divorciou.
– O custo normal desse procedimento varia entre R$ 500 e R$ 2.000, mas se o casal não tiver dinheiro, basta se declararem pobres, com isso terão acesso ao divórcio de graça.

É muito importante dizer que o divórcio gratuito só é disponibilizado para separações amigáveis, ou seja que os dois membros do casal estejam de acordo. Os papéis do divórcio sairão em torno de 15 dias.
Portanto como podemos ver se divorciar no Brasil é muito fácil, lembrando que o divórcio é uma coisa séria que precisa ser muito bem pensada, então converse muito com o seu marido ou esposa e caso não tenha mais jeito peça o divórcio.

32 comentários em “Como se divorciar de graça no Brasil”

  1. estou separado a uns 4 anos , eu ja construir outra familia e ela tambem ja esta com outra familia . estamos de acordo com a separaçao, nao temos bens e nem filhos

    Responder
  2. Boa noite.
    Sou separada de corpos do meu ex a 4 anos, porém temos uma filha menor.
    Queremos o divórcio de forma consensual, porém não temos dinheiro pra pagar, como faço?

    Responder
    • Não, como vocês tem filho menores tem que entrar com um processo judicial não dá pra fazer no cartório, caso você não tenha condições de pagar um advogado procure a defensoria pública de sua cidade.

      Responder
  3. Aqui na cidade de Guarulhos,nao fazem nada disso em cartorio,so na defensoria publica e pedem tantos papeis que a pessoa acaba desistindo

    Responder
  4. Bom dia
    Vou fazer 4 anos de casada tenho um filho , mas tem uns 4 meses separada…quero o divorcio, mas ele não quer comparecer ao cartório comigo ….. posso agir sozinha para ter o divocio gratuito ?

    Responder
  5. Casei e convivi com minha esposa 8 meses . ja se faz 40 anos d separados como posso fazer o. Divorcio não tenho confissões d pagar e nem d encontrar a esposa não sei onde encontra -la

    Responder
  6. Divórcio não tenho condiçoes de pagar e nem de encontrar a espasa . casamos e com 8 meses nos separamos. E ja tem 40 anos que não nos vemos como fazer o divprcio gratuito

    Responder
  7. Quero me divorcia amigavelmente não temos filhos e não tenho condiçoes de pagar como faço pra divorcia de graça ?

    Responder
  8. Sou casada com um paquistanês mas não deu certo ele foi embora pro pais dele e. Vive. Com outra pessoa agora quero entrar com o divórcio como faço não posso pagar e com ele longe como faço

    Responder
  9. Tenho quatro filhos e quero me divorciar como faço porque moramos de favor e não temos nenhum bem material o que eu faço

    Responder
  10. Estou casada há 28 anos temos uma casa e cada um tem seu carro sofro agressões verbais e já fui vítima d agressão física acabou p mim não tenho vontade d permanecer c ele trabalho

    Responder
  11. meu nome e marcelo vianna. ja sou separado a 11 anos,mais ainda sou casado no papel e agora quero me divorciar pelo meio gratiuito,pois não tenho condição de pagar.me falaram pra procurar a defensoria do meu municipio.quero saber realmente quais os caminhos que tenho que fazer pra realizar meu divorcio gratuito?

    desde de ja agradeço pela vossa atenção

    Responder
  12. Estou separando da minha ex a mas de 10 anos estou em um relacionamento há 8 anos temos uma BB de 2 anos gostaria de me divorciar mas não sei o paradeiro da minha ex sei nem se tá viva!!! Posso me divorciar ??

    Responder
  13. Sou separado judicialmente desde 1994…tenho 3 filhos desse casamento, sendo uma com 30 anos casada, e outros dois com 27 e 20 anos…. como procedo para legalizar o divórcio….

    Responder
  14. boa tarde..temos 21 anos de casado com parcial de bens…
    de um terreno 32 x 10 tenho um terço em meu nome (os outros 2/3 são dos meus irmãos)
    temos um carro no meu nome
    temos uma oficina com o MEI no nome dele…
    temos 4 filhos …23 anos (mora longe é casado), 21 anos ,solteira mora na nossa casa neste terreno,16 anos um menino que trabalha na oficina com ele e o caçula de 4 anos.
    qual a melhor maneira e mais rápida do divórcio?
    conversamos sobre ele ficar com a minha parte da oficina e eu com a parte dele da casa….e dividirmos o carro….a guarda das crianças minha porém com visita liberada em qq dia e hora com direito a pegar qq fim de semana…o problema é a pensão…..ele só vai dar algo assim q estipularem valores. como faço….

    Responder
  15. Boa tarde fui casada durante 15 anos
    Estou separada a 4 anos
    Construimos uma casa no terreno dos pais dele
    Temos um filho de 18 anos
    Gostaria de saber se tenho direito à casa.

    Responder
  16. Eu estou separado a 12 anos minha filha já tem 18 anos e esta casa não tenho como paga cm faço pra me separa gratuitamente m8nha ex-mulher está de acordo cm a separação pois ela já tem uma outra família

    Responder

Deixe um comentário