Muitas mudanças vêm ocorrendo nas sociedades atuais, que até bem pouco tempo, se organizava de maneira a se isolar; os membros da família se preocupavam mais em ficar isolado, fosse no quarto, ou escritório, mas envolvidos consigo mesmos, tendo como companhia apenas os amigos virtuais. No entanto, o que se percebe atualmente é uma mudança drástica nesse jeito de se interagir com os demais membros da família.
Diante dessa perspectiva cada vez mais próxima da realidade, em que pais e filhos buscam mais o diálogo, as áreas sociais da casa se tornaram mais importantes, como a sala de jantar, que hoje é decorada de maneira aproximar mais as pessoas. Devido ao corre-corre diário, do qual as pessoas não têm como se furtar, esse espaço pede uma decoração especial, que una ao mesmo tempo funcionalidade e praticidade, mas que permita a aproximação e o diálogo.
A sala de jantar e de estar, são os ambientes aonde as pessoas se reúnem por mais tempo, por isso devem receber cuidados especiais na hora da decoração. Tente não exagerar no tamanho da mesa de jantar para que as pessoas se sintam mais próximas criando assim, um clima mais descontraído à hora das refeições.
Deixe que o ar circule pelo ambiente com facilidade, então, distribua os moveis de maneira que todos possam admirar a paisagem do lado de fora ou então a varanda. com boa luminosidade no ambiente, permite com que você possa usar cores escuras na decoração, ou materiais com uma textura mais densa, como a madeira e a palha, por exemplo, que em contato com a luminosidade cria efeitos de luz e sombra na sua sala.
Se a sua sala de jantar for conjugada a sala de estar, sem nenhuma parede ou divisória a separá-las, pinte ambas da mesma cor, caso contrário, você poderá pintar algumas paredes de cores diferentes. Os tecidos que revestem o mobiliário da sala de jantar devem ser duráveis, macios ao toque, e resistentes, como o couro envelhecido, algodão, lona, e veludo de fibra de bambu. O importante na verdade, é que você crie um ambiente, multifuncional, que seja bonito e prazeroso de se ficar.