Envelhecimento precoce da pele: As pessoas que fazem parte do time das vaidosas sabem o quanto é importante pensar nos cuidados com a pele. Muitos notam com atenção e temor as marcas da passagem do tempo, sempre atentos a formas de amenizar esses sinais.
O envelhecimento é um processo tanto natural quanto inevitável. Em geral, a partir dos 30 anos a pele começa a refletir a passagem do tempo através das temidas rugas, linhas de expressão, perda de colágeno, alterações na pigmentação da pele e ressecamento. E embora o envelhecimento seja inevitável, a ocorrência precoce deixa muita gente em uma verdadeira corrida em busca de tratamento para amenizar sinais e retardar os efeitos dos anos.
Vale lembrar que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. Enquanto o intrínseco ocorre de forma lenta e determinado pela genética, o mesmo não se dá com o processo extrínseco. Neste segundo caso estamos falando do envelhecimento decorrente de fatores externos como exposição solar, poluição, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e outros. Ou seja: se a passagem do tempo é inevitável, ao menos podemos cuidar para evitar que suas marcas apareçam na nossa pele antes da hora.
Envelhecimento precoce da pele: Dicas e cuidados
Para amenizar o envelhecimento extrínseco é possível lançar mão de dicas e cuidados simples, capazes de proporcionar a pele bonita por mais tempo:
Cuidado com o sol
O uso do filtro solar não é frescura. É preciso aplicar o produto todos os dias em toda a pele que não esteja protegida pela roupa (não apenas no rosto), mesmo durante a época de frio ou chuva, independente de praia ou piscina. A recomendação é utilizar filtros com FPS 30 ou superior. Em caso de exposição solar prolongada ou excesso de suor, lembre-se de aplicá-lo pelo menos a cada 3 horas.
Beba muita água
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda ao mínimo 2 litros de água por dia, tanto como uma forma de manter o organismo saudável quanto proteger a pele. A hidratação da pele com a ingestão de água ajuda a eliminar as toxinas responsáveis pelo envelhecimento, então é uma boa dica.
Não abra mão da higiene
Pode ser chato, mas é preciso manter a pele higienizada. Faça uma limpeza duas vezes ao dia (manhã e noite) para eliminar os resíduos após um dia de atividades como o caso da maquiagem, suor, poluição e outros capazes de obstruir os poros e afetar a aparência e saúde da pele.
Nunca durma maquiada
O demaquilante pode ser um dos seus grandes aliados na hora de cuidar da pele. O produto tem mais eficácia que o sabonete na remoção da maquiagem, portanto sempre utilize o item para remover a make do dia-a-dia. E nada de dormir maquiada, ok? Por mais que você esteja cansada, lembre-se de esse ato pode contribuir para o aumento da oleosidade da pele, já que a maquiagem obstrui os poros e impedem a respiração adequada.
Esqueça o tabagismo e o álcool
Por mais que muitos apreciem, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas aceleram o processo de envelhecimento da pele. E claro, ambos os hábitos também são prejudiciais à saúde, portanto vale a pena mudar seus hábitos em prol de uma rotina mais equilibrada.
Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a evitar ou ao menos amenizar os danos provocados pelo envelhecimento precoce da pele. Porém se você já tem rugas e linhas de expressão que incomodam procure um dermatologista. Ele poderá indicar os tratamentos mais adequados para o seu caso.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.