Inicio / Pele Saudável / Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso

Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso

Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso: Quem gosta de tratar da pele, sabe que o ressecamento é um dos problemas mais chatos de resolver. E claro, a pele ressecada gera vários transtornos, especialmente para a rotina de quem é do time das vaidosas.

Existem diversas maneiras de tratar a pele ressecada, mas claro que isso também depende da causa. E tal como podemos contar com diversas alternativas para o tratamento, a verdade é que diferentes fatores podem ser responsáveis pelo problema.

Causas mais frequentes para pele ressecada: 

Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso!

Minha pele está muito ressecada. Saiba alguns fatores que causam

Veja agora alguns dos fatores que podem deixar você mais propensa a ter problemas com o ressecamento da pele:

Uso inadequado do sabonete 

De acordo com matéria do Extra, o uso do sabonete acarreta na retirada do hidratante natural produzido pela pele, então o recomendado é passar somente um pouco em braços e pernas, se concentrando mais nas outras áreas do corpo.

Uso inadequado do hidratante 

O uso incorreto do hidratante pode fazer o efeito ser o contrário. Em alguns casos, o uso do cosmético em áreas diferentes da indicada pode ocasionar o problema, mas isso pode ser driblado seguindo corretamente as recomendações de uso.

Beber pouca água 

Água é fundamental para hidratar o organismo e esse cuidado se reflete na aparência da pele além da saúde como um todo. O recomendado costuma ser de 2 litros de líquidos todos os dias – podendo ser água, chá, sucos e outros, evitando refrigerantes e produtos industrializados.

Ambientes muito secos, sob vento, ventilador ou ar condicionado 

O excesso de tempo passado nessas condições obriga a ter maiores cuidados com a pele, em especial quanto á sua hidratação. Sendo assim, vale a pena redobrar os cuidados.

Banhos demorados e com água quente 

Os banhos de água quente removem a oleosidade natural da pele. Isso faz com que a pele se torne ressecada e ainda abre a possibilidade de coceiras e irritações. A ideia de tomar um banho longo e quente no fim do dia é tentadora, mas preste atenção na temperatura da água para evitar esse tipo de problema.

Prática de esportes em piscina com muito cloro 

Quem pratica esportes na piscina, como natação e hidroginástica, por exemplo está exposta a maior risco de ressecamento da pele e dos cabelos devido ao excesso do cloro. Para diminuir os efeitos nocivos tome uma ducha e aplique hidratante em todo o corpo logo após sair da piscina.

Uso de roupas com tecidos sintéticos 

Quem é alérgico ou tem tendências a alergias precisa ter atenção com esse fator e dar preferência a roupas confeccionadas com tecidos naturais.

Doenças como diabetes, psoríase e hipotireoidismo 

Alguns dos sintomas visíveis de doenças como as citadas são justamente o ressecamento da pele. No caso da diabetes então é preciso tomar maiores cuidados para evitar o ressecamento, pois mais do que o incômodo estético, trata-se de uma questão de saúde uma vez que a pele ajuda a prevenir lesões.

Envelhecimento 

O processo de envelhecimento em si tende a deixar a pele mais ressecada e menos elástica em comparação a décadas anteriores. Nesse caso é preciso continuar com os cuidados básicos da hidratação para minimizar o incômodo. 

Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso!
Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso!

Efeito colateral de medicamentos 

O uso de certos medicamentos pode render o ressecamento da pele dentre seus efeitos colaterais. É o caso de estaninas e diuréticos, por exemplo.

Lembre-se: para driblar os incômodos da pele ressecada vale ficar sempre de olho nos hidratantes que usamos, na quantidade da água que bebemos e na temperatura do nosso banho, mas caso essas dicas não funcionem da forma esperada, o indicado é procurar um dermatologista. Este é o profissional mais apto a atuar para solucionar o incômodo, portanto pense seriamente no assunto.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Dicas para cuidar da pele na gravidez

Dicas para cuidar da pele na gravidez

Dicas para cuidar da pele na gravidez: As mulheres querem sempre estar bonitas não importando …

Um comentário

  1. AdemirSoaresbarbosa

    Gostei muito das dicas q vcs deram sobre ressecamento da pele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *