Inicio / Saúde / Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais: A pílula anticoncepcional revolucionou a vida das mulheres nos anos 60. Desde lá a ciência aprimorou o método contraceptivo oral, com uma grande redução de efeitos colaterais, como a diminuição dos inchaços, menor impacto da libido entre outros problemas que as pílulas antigas causavam. Mas atualmente na área científica vem aumentando a preocupação do risco das mulheres de contrair a trombose por causa do uso dos anticoncepcionais. Para ficar longe da trombose algumas dicas podem proteger o organismo, entre elas podemos destacar: praticar exercícios, ter uma boa alimentação e ficar longe do estresse. Cuide-se!

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

O que é a trombose? 

A trombose acontece quando há o surgimento de um coagulo de sangue nas veias, também conhecido como trombo, é o principal causador de inflamação nas paredes dos vasos. As mulheres são as mais afetadas por este tipo de problema por causa do uso inapropriado de anticoncepcionais. Os efeitos destes medicamentos no organismo podem aumentar o risco de formar coágulos nas veias mais profundas, a maior preocupação nestes casos é que o trombo se desprenda e vá para o pulmão, uma condição que pode levar a morte, mais conhecido como embolia pulmonar.

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais (Foto: Divulgação)

Quais são os fatores de risco para ter trombose?

A trombose aparece por diversos motivos, dentre os principais fatores podemos destacar:

-O uso de anticoncepcionais;

-Imobilismo;

-Tabagismo;

-Idade acima de 35 anos;

-Obesidade;

-Câncer ou uso de quimioterápicos;

-Varizes nas pernas;

-Trombofilias;

– Doenças crônicas como insuficiência cardíaca ou doença pulmonar;

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais (Foto: Divulgação)

Como o anticoncepcional pode aumentar o risco de ter a trombose?

O problema está na composição dos anticoncepcionais, principalmente aqueles que possuí o desogestrel, ciproteroa, gestodeno e drospirenona. Também entra na lista as pílulas orais de estrogênio mais antigos que contem lamaita, levonorgestrel, norgestimata e noresterona. Os contracepctivos aumentam a dilatação dos vasos e engrossam o sangue. Ocorrendo a formação de coágulos nas veias mais profundas, que estão localizadas no interior dos músculos. A incidência é maior nas pernas, mas também pode ocorrer nos pulmões ou mesmo no cérebro, quando acontece o conhecido acidente vascular cerebral (AVC).

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

Como evitar a trombose?

A trombose não é causada somente pelo uso do anticoncepcional, a incidência geral deste problema para quem fez o uso da pílula é baixo comparada com outros casos. Todo medicamento pode eventualmente causar efeitos colaterais, mas isto não quer dizer que todas as pessoas vão ter problemas ao consumi-lo. Para prevenir a trombose deve-se praticar exercícios físicos, evitar o cigarro, consultar médico regularmente, comer alimentos com gordura animal e ainda usar meias de compressão.

Trombose: risco aumenta com uso de anticoncepcionais

Quais são as formas de tratar a trombose?

Quando surgi alguma anormalidade nas pernas o médico deve ser procurado, se for detectado que é trombose o tratamento poderá ser ambulatorial ou em regime de internação hospitalar, tudo depende da gravidade da situação e quais veias foram afetadas. A trombose deve ser cautelosamente investigada, pois existe o risco de adquirir embolia pulmonar. Na segunda fase do tratamento é indicado o uso de meias de compreensão e o medico ainda pode indicar o uso de anticoagulantes.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Sintomas da tireoide que engorda ou incha

Sintomas da tireoide que engorda ou incha

Sintomas da tireoide que engorda: Muitas pessoas, por não conhecer os sintomas podem estar sofrendo …

Um comentário

  1. Maria de Fátima Jerônimo

    Dor na perna e pé esquerdo e dormência, só mais na esquerda e a mãos,é sinal de trombose?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *