Algumas partes do seu quarto que são sujas e pode prejudicar a sua saúde: Você sabia que o seu quarto pode armazenar muita sujeira e até mesmo substâncias prejudiciais para a sua saúde? Mesmo efetuando uma limpeza semanal, pode haver locais que você nem imagina que são sujos.
É importante conhecer cada espaço do seu quarto e saber identificar locais ou objetos que podem causar sujeira e também problemas de saúde.
Veja algumas partes do seu quarto que são sujas e pode prejudicar a sua saúde
A seguir você irá conhecer algumas partes do seu quarto que são sujas e podem prejudicar a sua saúde. Confira!
Carpetes
Você possui carpete no seu quarto? É bom tomar cuidado. Sim, eles garantem muito mais conforto, mas eles aumentam os níveis de poeira, assim como de microrganismos no ambiente. Isso pode gerar alergias e até mesmo asma, portanto é bom ficar atento. Evite carpetes e tapetes, principalmente no inverno, quando o índice de doenças é ainda mais alto.
Se você tiver um, certifique-se de manter as janelas abertas para que o ar circule, além de sempre limpar a poeira dos seus objetos.
Travesseiros também podem ser prejudiciais
Os travesseiros podem hospedar vários ácaros e fungos prejudiciais à saúde, podendo levar a inflamações de pele, acnes e até mesmo causar doenças respiratórias. Você deve sempre trocar a fronha do seu travesseiro e deve evitar dormir com o cabelo molhado.
Outra dica importante é colocar seus travesseiros para pegarem sol no mínimo uma vez por semana.
Móveis são sujos
As peças de MDF que são encontradas em grande maioria dos móveis dos dias atuais trazem consigo poeira e também formol. Pessoas que foram expostas, mesmo que em um curto prazo, a essa combinação de substâncias sofreram com sensação de queimação nos olhos, no nariz e na garganta.
Essa combinação é encontrada principalmente nas madeiras sintéticas, portanto se o seu quarto for composto por móveis antigos, não deve haver esse problema.
Paredes e pintura
A pintura do seu quarto também pode ser um problema. As tintas à base de solvente devem ser evitadas, pois elas podem gerar tonturas, dores de cabeça e outros problemas, quando são inaladas. Dê preferência a tintas que sejam à base de água e que possuam na composição substâncias ecologicamente sustentáveis.
Dicas para manter o seu quarto limpo
É imprescindível manter o seu quarto limpo, de modo a afastar todos os tipos de doenças e problemas. Nem sempre é fácil, principalmente nas férias e em dias chuvosos, mas sempre tente manter a higiene.
Não guarde pacotes de comidas por muito tempo no seu quarto e evite acumular pratos, copos, canecas e talheres em sua escrivaninha ou até mesmo no chão. Tire o pó com regularidade, passe álcool nos objetos e móveis a cada 15 dias, além de sempre abrir bem as janelas para ventilar o ar e para que o sol faça o seu trabalho. Com essas pequenas dicas você conseguirá ter um quarto bem arejado, limpo e livre de pragas e substâncias prejudiciais à saúde. Aos poucos você pode ir aprimorando os cuidados e aumentar ainda mais a higiene do ambiente.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.