Inicio / Saúde / Estudar demais pode desencadear miopia?

Estudar demais pode desencadear miopia?

Estudar demais pode desencadear miopia? Você já imaginou que estudar demais pode acabar te deixando um pouco cego? Não, isso não é besteira. Um recente estudo relata que possui fortes provas de que as pessoas que mais estudam são aquelas que mais precisam usar óculos. Na verdade, já existiam boatos de que estudar demais pode causar a necessidade de usar óculos, mas até agora não havia provas disso.

Estudar demais pode desencadear miopia?

Para obter as provas, os cientistas de Bristol analisaram cerca de 68 mil pessoas e seus respectivos DNA’s. A seguir, veja o que encontraram e descubra se realmente os estudos em excesso podem causar miopia.

Estudar demais pode desencadear miopia?

A genética também influencia

Durante a pesquisa, eles descobriram que algumas pessoas possuem genes que as tornam mais propícias a ficarem míopes, assim como há algumas pessoas com genes que as tornam mais propícias a estudar por um período maior de tempo. Com a pesquisa eles descobriram que esse último grupo de pessoas possuem maiores chances de ficarem míopes, no entanto, os genes da miopia não levam as pessoas a estudarem por mais tempo.

Outro fato descoberto durante a pesquisa é em relação às pessoas que fazem faculdade contra aquelas que param de estudar mais cedo. Quem chega a terminar a faculdade pode acabar tendo um grau de miopia a mais do que as pessoas que pararam de estudar no ensino médio, por exemplo. Apenas um grau de miopia a mais pode parecer pouco, mas há casos em que isso pode se tornar grave e até levar à cegueira.

Estudar demais pode desencadear miopia

Os estudos devem continuar

Mesmo com os resultados obtidos, isso não é sinal de que as pessoas devam estudar menos. No entanto, é preciso encontrar métodos para educar melhor as pessoas, de modo a evitar que os graus de miopia cresçam. Os realizadores da pesquisa também destacaram que ainda não sabemos o impacto que computadores e celulares causam na visão, o que também pode aumentar o grau de miopia.

Outra pesquisa, realizada na Ásia, mostrou que ficar ao ar livre pode ajudar a melhorar a visão. Por isso talvez, no futuro, o melhor seja optar por mais aulas ao ar livre. Ainda não se sabe a solução, nem quando isso começará a mudar. Acredita-se que os estudos sobre os impactos na visão estão só começando.

Estudar demais pode desencadear miopia?

Dicas para evitar prejudicar a visão

Algumas dicas são antigas, mas muito válidas e podem continuar sendo seguidas por pessoas que não querem prejudicar a visão ou até mesmo aumentar o seu grau de míope. Por exemplo, é essencial evitar ler, escrever ou fazer qualquer atividade escolar em um ambiente pouco iluminado. Isso tende a forçar a visão e pode prejudica-la.

Além disso, se sentir que seus olhos ou a região ao redor deles começar a doer, pare de estudar ou ler o que estiver lendo. Descanse um pouco. Ficar muitas horas na frente de uma tela de computador ou celular também pode causar dor aos olhos, mas isso é realmente relativo. Algumas pessoas podem ficar horas no computador sem sentir dor nenhuma, mas é bom não arriscar.

Curtiu as dicas sobre estudar demais pode desencadear miopia? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Quer dormir melhor? Evite alguns alimentos que vamos citar:

Quer dormir melhor? Evite alguns alimentos que vamos citar:

Quer dormir melhor: Ter insônia é mais comum do que você possa pensar, na maioria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *