Sentir muito frio pode ser doença? Entenda

Sentir muito frio pode ser doença? Você sente muito frio, até mesmo quando as temperaturas não estão tão baixas? É bom ficar atento, pois ter muita sensibilidade ao frio pode significar algum problema de saúde e as mulheres são as principais vítimas disso. Pessoas que frequentemente se encontram com as mãos e pés gelados podem ter um problema chamado Doença de Raynaud.

Sentir muito frio pode ser doença?

É um problema simples e que geralmente não apresenta complicações, mas ainda assim deve ser tratada para manter um bom fluxo sanguíneo no corpo do paciente. Continue lendo a seguir para descobrir o que é essa doença, quais são os seus sintomas e qual é o melhor tratamento. Você deve fazer a leitura desse material principalmente se for uma pessoa que sofre bastante com o frio.

Sentir muito frio pode ser doença?

Descubra o que é Doença de Raynaud

A Doença de Raynaud trata-se de uma sensibilidade extrema ao frio em que o indivíduo sofre com a sensação de frio nas extremidades do corpo. É uma doença reumatológica que afeta principalmente as mulheres e o seu surgimento é devido a espasmos e também contrações das artérias que impede que o sangue passe para o local afetado, o que provoca frio.

Quem possui a doença pode ter que lidar com pele fria e uma área empalidecida que fica muito bem demarcada. É possível que o frio também seja sentido em locais como nariz, joelhos, orelhas e demais áreas que ficam expostas. Essa condição apresenta-se logo após a exposição ao frio ou uma situação de estresse. A doença também pode vir acompanhada de alteração na coloração da pele.

Sentir muito frio pode ser doença?

Doença de Raynaud causa dores?

Não, dificilmente a doença vem acompanhada de dores. Isso só acontece se a condição durar por muito tempo, pois isso irá gerar uma diminuição prolongada do fluxo sanguíneo. De modo geral, a pessoa tende a sentir muito frio nas extremidades do corpo, pode notar alguma mudança na coloração da pele e, como mencionamos, pode ter que lidar com uma área empalidecida.

É fundamental que se você lide com esses sintomas e sinta muito frio, procure o médico rapidamente para que ele lhe dê as devidas recomendações para acabar com os sintomas.

Sentir muito frio pode ser doença?

Veja como funciona o tratamento da Doença de Raynaud

O diagnóstico da doença pode ser realizado de forma fácil, por meio de uma avaliação clínica do médico e, caso o paciente possua histórico de sensibilidade aumentada com o frio, o diagnóstico é quase certeiro.

O tratamento da doença também é simples e geralmente não envolve nenhum tipo de medicamento. O paciente apenas precisa modificar seus hábitos e tomar alguns cuidados simples. Os cuidados recomendados pelo médico são os seguintes: ficar longe de locais com temperaturas muito baixas e manter os pés e mãos protegidos com meias e luvas.

Caso o problema tenha surgido por causa de estresse, pode ser indicado também uma terapia para diminuir essa situação e acabar com a ansiedade. Se você fuma, a terapia também poderá ajudar a curar esse vício, visto que ele pode piorar os casos de Doença de Raynaud.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Deixe um comentário