Inicio / Saúde / Como controlar a ansiedade por comida

Como controlar a ansiedade por comida

A ansiedade por comida geralmente tem origem em algum sentimento que pode ser de raiva, frustração, tristeza entre outros. O estômago passa uma mensagem para o cérebro provocando uma sensação de vazio e às vezes chega a dar umas pontadas na barriga de tanta fome e então a comida nutre esta falta psicológica. O grande problema é que o isto pode se repetir durante o dia inteiro e frequentemente os alimentos escolhidos para suprir esta ansiedade são alimentos muito calóricos como: chocolate, salgadinhos, refrigerantes, sorvete entre outros.

Como controlar a ansiedade por comida

Dicas de como controlar a ansiedade por comida

Algumas dicas podem auxiliar para diminuir a ansiedade por comida enganando o cérebro, para satisfazer aquela fome que não é brincadeira. Dentre elas podemos destacar:

– Evite as guloseimas em casa:

Comprar aquela caixa de bombom ou aquele pacote de salgadinho e deixar perto dos olhos só vão auxiliar a despertar o cérebro para a fome psicológica. A dica é nem comprar este tipo de alimento quando sentir que as crises pela ansiedade de comida, estão muito presentes no seu dia a dia.

– Substitua a guloseima por café:

A cafeína que está no café pode ajudar a controlar a fome e saciar aquela vontade e comer, é claro que o seu consumo exagerado também deve ser evitado. Lembrando que tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde, por este motivo a ansiedade por comida deve ter uma atenção especial, pois além de engordar pode acarretar em problemas graves de saúde como a diabetes e a pressão arterial elevada.

– Distraia-se:

Quando bater aquela vontade irresistível de tomar um sorvete de chocolate ocupa a sua mente com outras coisas como, por exemplo: ligue para um amigo, faça uma caminhada ou alguma coisa que lhe de prazer, assim o cérebro estará sendo treinado a controlar o estômago.

Como controlar a ansiedade por comida (Foto: Divulgação)

– Tire um cochilo:

Geralmente a vontade de comer aparece quando o corpo esta muito cansado, tirar um cochilo poderá auxiliar a reorganizar a mente, que se encontra agitada.

Como controlar a ansiedade por comida (Foto: Divulgação)

– Elimine os pensamentos negativos:

A ansiedade pode levar a uma depressão, que segundo a estática é o mal do século, a compulsão por alimentos faz parte dos sintomas da depressão. Por isto quando pensamentos negativos insistirem em permanecer e única solução para acalmar são através da alimentação fora do normal, então é hora de cuidar de si, com alternativas diversas, pensamentos positivos, terapia e ajuda medica.

Como controlar a ansiedade por comida

– Engane a fome:

Quando os pensamentos de fome surgirem, levante-se e vá correndo ao banheiro e escove os dentes com bastante pasta de dente. Este frescor de menta e a sensação de boca limpa auxiliam a estragar o prazer momentâneo da alimentação.

Como controlar a ansiedade por comida

– Reduza o consumo de açúcar:

A redução de açúcar na alimentação diária inibira o desejo continuo de comer, pois quanto mais doce mais vontade de comer, seja doce ou não.

– Conheça-se: 

Como controlar a ansiedade por comida (Foto: Divulgação)

Para controlar a vontade de comer a toda a hora, é preciso entender a causa da ansiedade e cuidar dela, pois a saúde psicológica caminha juntamente com a saúde física. Conhecer a si mesmo, os limites que consegue superar poderá ser uma solução para educar o estômago e a mente.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Dor de cabeça e Enxaqueca? Receitas de chás para tratar esses desconfortos

Dor de cabeça e Enxaqueca? Receitas de chás para tratar esses desconfortos

Dor de cabeça e enxaqueca são problemas que afetam milhares de pessoas ao redor do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *