Inicio / Tecnologia / Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Como identificar fake news: Como estamos vivendo na era das informações e dos conteúdos virais, muitas notícias que parecem ser verdadeiras, enganam muitas pessoas. Os conteúdos virais ganham cada vez mais força nas redes sociais e também nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Essa é a era em que as fake news, ou seja, notícias falsas, encontram-se em imagens, textos e áudios enganando muita gente.

Como identificar fake news

Vamos auxiliar você se tudo o que encontra na internet é verdadeiro ou falso. Segue lendo o artigo para saber:

Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Como acontecem as fake News?

As fake News são inverdades disfarçadas como mensagens verdadeiras, muitas delas são exageradas e sensacionalistas. O sarcasmo e a falta de caráter é o principal sintoma de quem publica uma fake News. Essas notícias falas sempre aparecem após uma notícia verdadeira, elas trazem conteúdo muito valorizado, cheio de emoções e opiniões que contradizem informações que foram devidamente averiguadas.

Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Avalanche de notícias falsas

As redes sociais vem sendo metralhadas com notícias falsas, elas aparecem em todos os tipos de assunto, seja saúde, política, eletrônicos e até mesmo na internet. São tantas notícias falsas que as pessoas acabam se confundindo e não sabem mais no que acreditar. Um exemplo dessas falas notícias, está nas campanhas de vacinação aqui no Brasil, onde através de fake news publicaram que as vacinas da gripe foram criadas para matar os idosos. O efeito foi tão grande, que a maioria da população não quer se vacinar e as campanhas estão tendo número menor que o esperado de pessoas imunizadas contra os vírus.

Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Mas como se defender de fake news?

As notícias falsas estão em tamanha proporção que a imprensa e inúmeros setores da sociedade, estão trabalhando para desmentir essas notícias, através de iniciativas de empresas de checagem, seja de forma online ou manual de compartilhamento de informações e fóruns sobre jornalismo. Através de veículos de comunicação as fake news estão sendo desmascaradas e aos poucos a população está começando a entender o que é uma fake news.

É isso mesmo?

É isso mesmo? é um blog que checa os fatos do jornal “O Globo”, que faz uma análise de notícias e boatos que se espalham pelo país oferecendo etiquetas que identificam as notícias como: “Falso”, “Verdadeiro”, “Não é bem assim”, “Não há confirmação”, entre outras. Iniciativas como essa vem diminuindo a publicação de fake news, pois os ambientes tornam-se difíceis para a publicação de notícias falsas evitando a propagação das mesmas.

Como evitar as fake news?

Você pode evitar as fake news através de pequenas atitudes, como:

  • Não compartilhe notícias sem ler antes;
  • Não encaminhe áudios sem que a fonte seja confiável;
  • Se a matéria tiver erros de formatação, ou ortografia desconfie;
  • Pesquise a notícia no Google;
  • Averigue a data em que o post foi publicado;
  • Evitar correntes pela internet, sem saber de fato o que é e se é verídico.

Com pequenas atitudes como essas você vai estar se protegendo e protegendo outras pessoas de estarem recebendo fake news e, muitas vezes entrar em pânico. Lembre-se mensagens sensacionalistas, nem sempre são verídicas é importante checar a fonte, se for segura, você pode repassar, caso contrário delete, não repasse.

Como identificar fake news e não ser enganado na internet

Curtiu o artigo sobre Como identificar fake news? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Google Fotos terá a nova funcionalidade Modo Retrato

Google Fotos terá a nova funcionalidade “Modo Retrato”

Google Fotos terá a nova funcionalidade “Modo Retrato” Hoje em dia os celulares estão cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *