terça-feira , junho 25 2019
Inicio / Como fazer / Como solicitar Licença Ambiental passo a passo

Como solicitar Licença Ambiental passo a passo

Como solicitar Licença Ambiental: Hoje em dia os cuidados ambientais estão sendo cada vez mais exigidos, principalmente por empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. A licença ambiental chama a atenção para a proteção que deve ser feita para os recursos naturais. Aqui no artigo você vai encontrar o passo a passo para o requerimento da licença ambiental.

Como solicitar Licença Ambiental

Veja no artigo como fazer a sua solicitação.

Como solicitar a licença ambiental passo a passo

Sustentabilidade uma rotina indispensável

A sustentabilidade já faz parte da rotina cotidiana, há mais de duas década que ela vem sendo trabalhada com muito esmero, visto que sem os cuidados com a natureza os recursos naturais podem nos faltar, como a água potável, por exemplo, que já vem faltando em várias partes do Brasil. Através dos cuidados com o meio ambiente é possível retomar de onde foi parado e fazer um novo começo para que os recursos naturais sejam preservados e isso só será possível através da conscientização das pessoas e das empresas.

Como solicitar Licença Ambiental (foto:divulgação)

O que é Licença Ambiental?

A licença ambiental é um documento que o poder público exige para que seja feito o controle do meio ambiente, para solicitar o documento é preciso procurar o órgão responsável em sua cidade.  A Licença Ambiental permite que a empresa possa ser aberta e passa a fiscalizar as atividades da mesma. Se a empresa apresenta algum tipo de atividade que possa apresentar poluição do meio ambiente ela necessita da licença.

Empresas que necessitam da Licença Ambiental

Existem algumas empresas que necessitam emitir a Licença Ambiental para que possam se instalar e dar início às atividades, são elas:

– Indústria de produtos minerais e não metálicos

– Indústria de borracha

– Indústria metalúrgica

– Indústria de couros e peles

– Indústria mecânica

– Indústria de material de transporte

– Extração e tratamento de minerais

– Indústria de madeira

– Indústria de material elétrico, eletrônico e comunicações

– Indústria de papel e celulose

– Indústria de produtos alimentares e bebidas

– Indústria química

– Atividades agropecuárias

– Indústria de fumo

– Serviços de utilidades

– Indústrias diversas (produção de concreto, asfalto e galvanoplastia)

– Transporte, terminais e depósitos

– Indústria de produtos de matéria plástica

– Uso de recursos naturais

– Indústria têxtil, de vestuário, calçados e artefatos

– Obras civis

– Mas como solicitar a licença ambiental?

– Atividades diversas (parcelamento de solo e polo industrial)

Etapas da Licença Ambiental

Se você quer abrir uma empresa como as citadas acima e precisa pedir uma licença ambiental vai ter que passar por três etapas, como:

1ª etapa – será preciso emitir a licença prévia que é válida por 4 anos e é emitida quando o planejamento da empresa estiver quase concluído;

2ª etapa – emitir a licença de instalação que permitirá que a empresa possa se instalar no meio ambiente. Essa licença é válida por 6 anos;

3ª etapa – licença de operação, essa licença permite que a empresa possa começar suas atividades. Essa licença tem validade entre 4 e 6 anos sendo exigida a renovação.

Como emitir a Licença Ambiental passo a passo

Depois de confirmar a necessidade da licença ambiental para a abertura da sua empresa você deverá solicitar a mesma, veja o passo a passo de como fazer abaixo:

1º passo – procure o órgão responsável em sua cidade para emitir a Licença Ambiental;

2º passo – peça as guias para preencher e pagar as taxas;

3º passo – peça a lista com toda documentação necessária para emitir a Licença Ambiental;

4º passo – depois de preencher os formulários, arrecadar os documentos e pagar as taxas deverá publicar a solicitação em um jornal que seja de grande circulação;

5º passo – dependendo da atividade da empresa poderá ser exigido projetos e estudos específicos, mas essa exigência é informada pelo órgão responsável já no primeiro passo;

6º passo – depois que estiver com tudo em mãos é o momento de se dirigir até o órgão responsável para dar início ao pedido da licença.

Como fazer a declaração anual do MEI passo a passo

Agora você já sabe como solicitar Licença Ambiental para sua empresa e tudo que precisa fazer. Depois que você conseguir deixe seu comentário e nos informe como foi, sua opinião é muito importante para nós. Veja mais na nossa pagina inicial do Passo a Passo.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Como fazer a declaração anual do MEI

Como fazer a declaração anual do MEI passo a passo

Como fazer a declaração anual do MEI: Com a crise e o desemprego as pessoas …