Escova progressiva sem formol: Desde quando o uso do formol foi proibido pela Anvisa, devido a sua composição tóxica prejudicial à saúde, vem-se buscando formas de alisar o cabelo, sem utilizar essa substância. Assim, foi criada a escova progressiva sem formol, porém ainda existem dúvidas a respeito de como ela é feita e principalmente se ela funciona da mesma maneira e se o resultado é o mesmo da progressiva com formol.
Por qual motivo o uso do formol foi proibido?
A Anvisa proibiu o uso excessivo do formol nas escovas progressivas, pois os produtos capilares devem ter até, no máximo, 0,2% dessa substância. Portanto essa quantidade funciona apenas como conservante, e não para auxiliar no alisamento, como era utilizado anteriormente.
A principal questão levantada pela Anvisa, para proibir o uso excessivo dessa substância é os cuidados com a saúde. Quem utilizava esse produto no cabelo podia ser intoxicado e ter prejuízos em sua saúde, porém quem mais era afetado pelo produto, eram os profissionais que trabalhavam utilizando-o diariamente.
Portanto fica proibido pela Anvisa, com amparo da lei 6.437 de 1977, que pune quem comete infrações sanitárias, podendo responder civil ou penalmente.
Como é o processo da escova progressiva sem formol?
Primeiramente deve-se lavar o cabelo a ser escovado com um shampoo de limpeza profunda, afim de limpar o cabelo e o deixar livre de quaisquer resíduos e também para abrir as cutículas do fio, para que o produto seja melhor absorvido.
Depois que o cabelo é limpo, deve-se passar o produto, com auxílio de um pincel ou pente, em toda extremidade do cabelo. Deve-se calcular o tempo necessário que o produto precisa agir, de acordo com o tipo de cabelo da pessoa.
Após o tempo em que o produto deve agir no cabelo, deve-se enxagua-lo e utilizar um neutralizante, afim de reequilibrar o cabelo, com proteínas, para que ele fique brilhoso. Após o enxague desse produto, deve-se fazer escova e chapinha nos fios, para finalizar o processo.
Afim de ter o resultado desejado, quem deseja a escova progressiva sem formol deve sempre buscar um cabeleireiro de confiança, pois esse é um procedimento delicado e complexo, e alguém que não sabe fazê-lo pode acabar errando, ou até caso o profissional não seja de confiança, pode acabar utilizando produtos com formol.
Não é indicado que se faça esse tipo de procedimento em casa, nem em locais desconhecidos, com pessoas que não se tem confiança. É sempre importante ver qual produto está sendo utilizado, para que não ocorram erros e problemas futuros.
Quais são as vantagens da progressiva sem formol?
A principal vantagem desse procedimento, é que, diferente da com formol, ela não agride a saúde do profissional que lida com o produto, e nem a de quem está recebendo o produto nos cabelos.
Por ser menos agressiva que a escova usual, com formol, esse tipo de progressiva também pode ser feita em pessoas que possuem cabelos com coloração, ou outras químicas, sem problemas.
Escova progressiva sem formol (Foto: Divulgação)
Quais as desvantagens da progressiva sem formol?
A maior desvantagem desse procedimento é que mulheres com cabelo afro não conseguem o resultado desejado, pois ela não tem capacidade de alisar esse tipo de cabelo. Já mulheres com cabelos crespos, percebem maior dificuldade também, pois são necessárias várias sessões e retoques, para que o cabelo fique liso.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.