Inicio / Saúde / O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente

O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente

O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente! Existem diversos transtornos psiquiátricos, a esquizofrenia é mais um deles. Doença cuja é caracterizada por uma alteração no cérebro, que faz com que a pessoa não consiga julgar a realidade, faz com que a pessoa produza pensamentos abstratos, simbólicos e ainda elabore respostas emocionais. Veja o que já se sabe sobre esse distúrbio, causas, sintomas e tratamentos.

O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente!

O que é Esquizofrenia?

Uma pessoa com essa doença é capaz de ouvir e enxergar uma realidade distorcida, pode perder a noção entre a realidade e a fantasia. Mas se engana quem pensa que um esquizofrênico é violento ou sofre de uma alteração de personalidade, essa é uma doença crônica, que exige tratamento por toda a vida.

O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente (Foto: Divulgação)

Conheça as causas da esquizofrenia

Não existem causas exatas que resultam nos sintomas da esquizofrenia. O que se sabe é que se trata de uma doença que ocorre devido à diversas alterações em sistemas bioquímicos e vias neuronais cerebrais.

A genética pode influenciar, pois a combinação de genes podem ser responsáveis por essa alteração na saúde mental. Experiências de vida que podem causar traumas, também podem influenciar no desencadeamento da doença, como se fossem o empurrão para dar o marco inicial da doença.

Alterações no comportamento são um dos principais sintomas

De forma inicial, são apenas diminuição de iniciativa e alterações no comportamento social. Os sintomas iniciais também podem ser transtornos motores, que fazem com que a pessoa não consiga se mover, falar, ou talvez que faça tudo de forma frenética e sem muito sentido.

Esse é um dos principais e primeiros sintomas, com o surgimento da doença. Algumas pessoas também acabam se isolando socialmente, passam a falar e se comportar de forma diferente em locais indevidos.

Um dos sérios males da mente (Foto: Divulgação)

Outros principais sintomas da esquizofrenia

Existem diversos outros sintomas que vão se desencadeando após o marco inicial da doença, eles podem ser:

* Pensamentos desorganizados;

* Delírios;

* Alucinações;

* Alterações no afeto;

* Diminuição da fala;

* Prejuízo da linguagem;

* Falta de higiene;

* Perda de interesse;

* Falar coisas desconexas;

* Entre outros.

O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente!

Ajuda é essencial!

Como citamos anteriormente, os sintomas que atingem o esquizofrênico são diversos, fazendo com que o mesmo não consiga distinguir a realidade e a fantasia. Por esses diversos sintomas e motivos, um esquizofrênico não consegue, sozinho, se diagnosticar e cuidar de si mesmo.

É claro que a ajuda principal vêm de um profissional, mas é fundamental que os entes e amigos próximos ajudem, isto é, fornecendo todo apoio e segurança necessária.

O esquizofrênico não consegue se guiar sozinho, tomar decisões próprias, alguns não conseguem até mesmo executar atividades que possam parecer super simples, por exemplo, tomar banho e pentear o cabelo.

Diagnóstico e tratamento da esquizofrenia

O diagnóstico não é dado por nenhum exame, mas sim por uma análise profunda de um psiquiatra. Os exames são necessárias, apenas, para descartar a hipótese de outras doenças que possuam sintomas parecidos com o da esquizofrenia.

O tratamento da doença dura por toda a vida após o diagnóstico oficial de um profissional. A doença requer tratamento com remédios, e ainda terapia psicossocial.

É legal que a família também frequente a terapia, pois assim irá ter uma maior orientação de como cuidar de um esquizofrênico, ajudá-lo a construir relacionamentos e executar atividades sociais.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto: Quando somos crianças nossa mãe nos …

8 comentários

  1. Boa tarde!
    Lendo esta definição de esquizofrenia é que vi que meu filho sempre teve esquizofrenia e não depressão como muitos médicos achavam, outros se atentava a comparar com pessoas que tenham TOC ( Transtornos Obsessivos Compulsivos.Só apos 08 anos é que busquei ajuda com outros médicos em Teresina e fizeram a confirmação da Esquizofrenia.Para mim foi um baque no inicio.Eu não tinha noção da dimensão que é a doença. Nestes ultimos anos, tenho lindo muito sobre o assunto e tenho procurado cuidar de meu filho com muito carinho canalizando todo meu amor, carinho e atenção.
    Ildeu Junior ficou 5 anos sem falar nada, fui prudente e esperançosa.Hoje já pede pra ir ao cinema, gosta de varrer um terraço,adora sorvetes e dou de mim todo os segundos desocupados . Levo ao salão para cortar cabelo e fazer barba, cuido de sua higiene intima, procuro agrada-lo de todas as formas.Somos amigos, confidentes,(embora eu converse mais do que ele). Só espero que DEUS me prolongue os dias para poder cuidar mais 32 anos dele. A ajuda de psicologo, assistentes sociais, enfermeiros e médicos e de toda a familia, é muito importante . Quando perceberes que seu parente começa a ter apego demasiadamente, com algum objeto, medo exagerado, ouvir vozes, vê vultos leve ao psiquiatra pode ser a abreviatura da tal doença. Só que a ESQUIZOFRENIA não impede de seu ente querido ter uma vida social normal.Não anule a pessoa doente isso pode provocar nele uma tendencia suicida.

    • Fernando Ribeiro

      Procurar um centro espirita também e valido pois a mediunidade muitas vezes apresenta os mesmos sintomas e se for tratada no inicio os sintomas desaparece e o paciente terá vida normal. ET. Sou médium de umbanda a muitos anos em um terreiro de umbanda.

  2. Toda doença dita mental é de fundo espiritual e emocional ,ela pode se instalar por diversos fatores ,débitos de vidas passadas, mediunidade a ser trabalhada , ou mesmo uma situação em que a pessoa teve um grande desgosto ou trauma isso se instalou no seu interior e trouxe desequibrios energeticos ocasionando a esquisofrenia ,sou medium desde os 6 anos ,via espiritos e minha familia achava que tinha problemas psicologicos só que era mediunidade forte ,com 13 anos meus mentores começaram a vir ,e até hoje trabalho minha espiritualidade pois sei que é minha missão aqui nessa terra . sou terapeuta e clarividente , quem precisar de ajuda pode me procurar terei maior prazer em atender . deixo aqui meu contato [email protected] —- atendo Brasil e exterior on line com terapias e orientações a nivel espiritual ,sou sacerdotiza nata .

  3. é um problema sério que pode afetar qualquer um ,tenho uma irmã que trata há anos .minha mãe é a guerreira que tá ali a frente ;para ela e pra quem convive é uma barra pesadíssima;desestrutura ,muda toda sua rotina de vida ,mas a solução é seguir em frente ,tentar superar os obstáculos.

  4. só Jesus Cristo liberta.Procure ajuda de uma igreja de sua confiança e faça uma campanha e jejum para seu filho.Nao custa nada apenas seu esforço e amor.

  5. Maria Elizabete pinto

    Onde eu encontro dardana e salqueirinha

  6. TODA DOENÇA É NORMAL PARA UM SER HUMANO SEJA ELE ESPIRITUAL OU NÃO, E TAMBEM NÃO É NENHUMA RELIGIAO QUE VAI SALVAR ALGUEM ; A PESSOA DOENTE PRECISA MESMO DE ATENÇÃO E CUIDADOS.
    CREIO QUE A PALAVRA DE DEUS A BIBLIA MOSTRA SITUAÇOES QUE DEVEMOS SOMENTE EM DEUS E AO SEU FILHO JESUS QUE NÃO É RELIGIÃO A PALAVRA LIBERTA E CURA; AS ESCRITURAS DIZEM BASTA CRER E SE VOCÊ TER ESSA CONVICÇÃO EM CRER TERÁ RESPOSTA DE DEUS, TALVEZ PODE DIZER SÓ ISSO SIM EU DIGO SÓ ISSO BASTA CRER, O SENHOR DIZ SE CRERES VERAS A GLORIA DE DEUS (NA SUA VIDA)
    PODE SER TODA A NOITE SE VOCÊ CRÊ QUE DEUS EXISTA BASTA DOBRAR SEUS JOELHOS E FALAR COM ELE TALVEZ POSSA PENSAR QUE NÃO TE OUVE MAS ELE TE CONHECE! VAI TE OUVIR, TENTE E VERAS O QUE DEUS VAI FAZER, PEÇA A ELE PRA ENTRAR NO SEU CORAÇÃO AI VAI VER O RESULTADO, CONTINUE O TRATAMENTO MAS O SENHOR ESTA CONTIGO.

  7. eu tenho um primo que ele tem alguns desses sintomas e todos falam que ele tem depressão, mas ele até discute, grita muito, com alguém imaginário… é horrível ouvir, e minha tia já não sabe como ajudar ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *