Pilates benefícios: O pilates é uma das opções de exercícios físicos que mais traz benefícios para a nossa saúde. A técnica surgiu no início do século XX e foi criada por Joseph Pilates, objetivando unir o corpo e a mente. O pilates não é um método que possui exercícios generalizados, nele são observadas as individualidades e necessidades de cada aluno para que o mesmo alcance seus objetivos.
Mais sobre pilates benefícios
Para que o praticante de pilates tenha um controle completo do seu corpo é essencial que ele tenha uma boa integração entre a mente, o corpo e o espírito. Essa integração vai ser trabalhada durante os exercícios de pilates indicados por um instrutor especializado.
Conheça os benefícios do pilates
Praticar pilates pode ser uma ótima escolha para quem precisa trabalhar os aspectos corporais, como a postura, condicionamento físico e a tonificação dos músculos. Os exercícios de respiração, relaxamento e alongamento serão os responsáveis por melhorar a saúde mental de seu praticante, podendo aliviar o estresse e a ansiedade.
Além desses benefícios, podemos citar também o aumento da flexibilidade, assim como da resistência física e mental; aumento da concentração; alívio das dores musculares e dos atritos nas articulações; melhora a respiração; ajuda a controlar o peso; promove o relaxamento e eleva a autoestima; e ainda é capaz de eliminar toxinas corporais e facilitar a drenagem linfática.
Quais os exercícios indicados para iniciantes?
Para os iniciantes da prática do pilates, principalmente ex-sedentários em busca de alguma atividade física e aqueles que estão acima do peso ideal, o mais indicado é o pilates no solo. Os exercícios são praticados no chão, com menor impacto articular e podem ser realizados com com a ajuda de bolas e elásticos. Veja agora quais os mais indicados:
– Aprenda a respiração correta:
Para praticar os exercícios de pilates, a melhor respiração é a torácica ou diafragmática. Ela consiste na inspiração pelo nariz e na expiração do ar pela boca. Para apender a respiração correta é preciso se deitar de barriga para cima, com as costas no chão e as pernas dobradas. Depois, apoie as mãos sobre o abdome e inspire o ar sem estufá-lo, fazendo com que as suas costelas fiquem mais afastadas. Quando a entrada de mais ar não for possível, expire lentamente o ar pela boca. Repita o exercício 5 vezes.
– Eleve uma perna de cada vez:
Ainda na mesma posição, aproxime uma perna ao tronco sempre que inspirar e volte para a posição inicial sempre que expirar o ar pela boca. Repita o exercício 5 vezes com cada perna, cuidando a respiração.
– Centralize os braços em frente ao corpo:
Ainda deitado de barriga para cima e com os joelhos dobrados, coloque uma bola nas costas e segure pequenos pesos de 1kg em cada mão. Estique os braços durante a inspiração e toque uma mão na outra quando expirar o ar pela boca.
– Centena:
Com a barriga para cima e as pernas dobradas, deve-se manter os braços esticados ao longo do corpo e elevar o tronco do chão. Durante o exercício seu abdome ficará contraído e você deverá movimentar os braços para cima e para baixo por 10 vezes. Repita o exercício até completar 100 repetições.
– Eleve a perna:
Deitado de barriga para cima, coloque uma bola entre as pernas e próxima aos tornozelos. Levante as pernas com a bola entre elas e depois volte para a posição inicial. Mantenha sempre a sua lombar no chão enquanto subir as pernas.
Curtiu as dicas sobre pilates benefícios? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.