Pode amamentar durante a gravidez?: A amamentação é um período muito importante na vida de um bebê, sendo responsável por garantir que ele fique longe de doenças e receba todos os nutrientes que precisa para se desenvolver e crescer com saúde. No entanto, e quando a mão engravida novamente, o que deve ser feito?
Pode amamentar durante a gravidez?
Ela deve parar de amamentar ou isso prejudicará a nova gravidez? Essas dúvidas são comuns, principalmente para mamães que estão prestes a ter o segundo filho. Saiba a seguir tudo o que você precisa sobre amamentação, inclusive se é possível amamentar durante uma gravidez.
Mulher grávida pode amamentar?
Sim, não há nenhuma contraindicação médica sobre isso. O que pode acontecer é que agora a produção do leite cairá, visto que todos os hormônios estarão focados no desenvolvimento do novo feto. Dependendo da idade do seu filho, ele pode até preferir parar de mamar quando souber da nova gravidez. Além disso, o sabor do leite também pode ser alterado com a nova gravidez.
O mais indicado é que você espere até seu filho atingir uma idade adequada para parar de mamar, de modo contrário ele poderá não gostar muito do novo sabor, assim como não ter leite suficiente.
Como amamentar pela primeira vez
A primeira vez que uma mulher precisa amamentar pode ser aterrorizante, principalmente porque é algo muito diferente que você nunca fez antes. O ideal é que você tente relaxar, dessa forma o leite não encontrará obstáculos e poderá chegar até o seu bebê. Você também pode optar por um hospital onde o bebê mame logo depois de nascer, assim ele consegue aprender a melhor forma de pegar no peito rapidamente.
As primeiras amamentações são de grande importância, pois através delas o bebê ingere o colostro, um líquido amarelo que possui glóbulos brancos e funciona como uma primeira vacina para o bebê.
O que acontece se o bebê machucar o peito?
O peito pode ser machucado de diferentes formas. Ele pode ficar com rachaduras ou fissuras, assim como o bebê pode acabar mordendo-o quando os primeiros dentes começarem a crescer. O tratamento para isso varia muito, sendo que é possível usar pomadas para os primeiros problemas mencionados.
Deixar de dar de mama uma ou duas vezes pode ajudar a pele ao redor, mas isso não significa que você não deva alimentar o seu bebê. É indicado tirar o leite com as mãos e dar ao bebê.
Dicas para amamentação
Para prevenir rachaduras e fissuras, o ideal é que você passe o próprio leite no bico e ao redor das aréolas após as mamadas. Na hora de tomar banho, evite passar sabonete nas mamas. Os seus sutiãs e protetores devem sempre estarem secos, pois a umidade tende a deixar a pele mais frágil.
Você pode tirar o leite com bombinhas ou com as próprias mãos, desde que estejam bem limpas. Se houver excesso na produção de leite, use compressa frias e geladas, pois isso ajudará a diminuir. Faça revezamento entre as mamas com o bebê.
Curtiu as dicas sobre se pode amamentar durante a gravidez? Veja mais artigos interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.