Sou ciumento, até onde isso pode chegar: O ciúmes em um relacionamento é fundamental, pois se na quantidade certa pode apimentar a relação. Porém, quando o ciúmes é em demasia pode pôr tudo a perder e o relacionamento vai por água abaixo. Não há amor que resista a um ciúmes doentio.
Sou ciumento, até onde isso pode chegar?
Quando ocorre o ciúmes?
O ciúmes ocorre quando alguma situação é interpretada pela pessoa como uma ameaça ao seu relacionamento. Para que o relacionamento se mantenha e o ciúmes possa diminuir a pessoa adota um comportamento que envolve várias ações e pensamentos que podem ser ou não a solução para o problema.
Ciúmes ou posse?
Existem muitos homens que confundem ciúmes com posse, isso mesmo, sabe aquele ciúmes doentio que pensa que a pessoa amada é sua propriedade? Pois bem esse tipo de ciúmes precisa de atenção, pois ele pode ser uma doença e acabar prejudicando o relacionamento do casal. É comum ver homens, que possuídos pelo ciúmes cometem atrocidades com suas companheiras, nos casos mais graves pode ocorrer assassinato.
Como deve ser encarado o ciúmes?
A pessoa ciumenta, na maioria das vezes, enxerga problemas onde não existe e qualquer coisa serve como estopim para desencadear uma briga. Nesse caso a pessoa precisa procurar ajuda, ou de um amigo mais próximo, ou de um profissional, que no caso seria um psicólogo. Por si só a pessoa não consegue se livrar desse sentimento que corrói e vai aos poucos destruindo a relação.
Onde pode chegar o excesso de ciúmes?
O ciúmes normal costuma ser transitório, mas quando ele não passa chama-se ciúme patológico que é visto como uma doença. A pessoa que tem ciúmes patológico comporta-se da maneira com que interpreta a sua realidade. Somente com a psicoterapia é possível que a pessoa possa encontrar o equilíbrio e elevar a autoestima. Com o tratamento é possível que a pessoa possa mudar seu estilo de vida, pensamentos e atitudes que afetam o relacionamento e ter uma vida amorosa normal.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.