Inicio / Diversos / Meu filho tem medo de ir ao médico. Como posso ajudar a superar o medo

Meu filho tem medo de ir ao médico. Como posso ajudar a superar o medo

Meu filho tem medo de ir ao médico: Quando falarmos em medos, devemos encarar esta situação como sendo apenas uma fase que está ligada a etapas especificas do desenvolvimento da criança. O modo e a intensidade deste sentimento variam de acordo com cada uma, tudo depende da personalidade. Os pais devem estar atentos aos sinais que a criança emite através de suas reações. O medo de ir ao médico é dos medos mais comuns na infância, pois as idas ao consultório são muito mais frequentes e ainda existe aquela lista enorme de vacinas a serem tomadas. Como julga-las não é verdade! Lembre-se o medo é apenas uma das tantas fases que a criança vai passar durante a sua vida, o melhor remédio na infância é o amor e o apoio dos pais!

Meu filho tem medo de ir ao médico

Meu filho tem medo de ir ao médico. Como posso ajudar a superar o medo (Foto: Divulgação)

O que é o medo? 

O medo é sentimento que coloca o organismo em alerta, se preparando para fugir ou defender-se. Todas as crianças passam por alguma fase de medo durante a infância, principalmente as meninas, que também são as primeiras a superar o medo, pois tem mais facilidade de demonstrar os seus sentimentos, que auxiliara os seus pais para detectar o porquê deste problema. Possibilitando uma melhor compreensão da própria criança sendo assim possível ajuda-la mais rapidamente.

Meu filho tem medo de ir ao médico. Como posso ajudar a superar o medo (Foto: Divulgação)

Os pais podem ajudar os seus filhos a superarem o medo?

Vale destacar que os pais podem ajudar os seus filhos a superarem os seus medos, mas não podem evitar que este sentimento do medo seja despertado em uma das várias fases do desenvolvimento infantil, o papel dos pais é observar e tentar montar estratégias que ajudem os seus filhos a enfrentar os obstáculos do medo. O respeito por este sentimento de medo deve ser prioritário, pois em muitos casos os pais julgam ser bobagem este medo e acaba expondo a criança ao ridículo, o que vai acabar confundindo mais ainda a sua cabeça. A cumplicidade entre ambos favorece o bem estar emocional da criança, o apoio e o carinho fortalece a autoestima, tornando mais fácil passar por cima da tortura dos medos.

Meu filho tem medo de ir ao médico. Como posso ajudar a superar o medo (Foto: Divulgação)

Como ajudar o seu filho a superar o medo do médico?

Para ajudar o seu filho contra aquele medo incontrolável de ir ao médico algumas dicas básicas poderão auxiliar, veja a seguir quais são as principais:

  • O primeiro passo é escolher um pediatra de sua confiança, que tenha afinidade com as crianças e a sensibilidade de saber lidar com este medo.
  • O ambiente deve ser acolhedor para que o seu filho se sinta protegido, eliminando assim aos poucos aquele medo de ir ao consultório médico.
  • Outra dica para as crianças maiores que já entendem as coisas é sempre falar a verdade para elas, explicar o porquê de estar ali e o que vai acontecer na consulta.
  • Levar o bichinho de pelúcia predileto para acompanhar na consulta, pode fazer com que a criança se sinta mais animada em ir a um hospital ou ao consultório.
  • Nunca assuste o seu filho, uma simples frase como: “Se você não fizer o que estou pedindo vou te levar ao médico”, pode mudar todo o conceito que a criança tem sobre o ir ao consultório.

Veja isto!

Como saber se ele gosta de mim

Como saber se ele gosta de mim

Como saber se ele gosta de mim: As atitudes dos homens são confusas, não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *