Inicio / Saúde / Tomar ácido fólico engorda?

Tomar ácido fólico engorda?

Tomar ácido fólico engorda? O Ácido Fólico é uma vitamina B9 ou folato solúvel em água que deve ser ingerido com frequência para que o corpo possa armazenar as vitaminas solúveis em gordura, tão importantes para transformar os alimentos em energia. Não existem evidências que ao ingerir o Ácido Fólico em forma de comprimidos, possa auxiliar no aumento de peso. Além do complemento vitamínico em cápsulas ainda podemos encontrar a vitamina em grãos de feijão, vegetais verdes, frutas, ervilhas e castanhas.

Tomar ácido fólico engorda?

O que é o Ácido Fólico?

O Ácido Fólico também é conhecido como folato ou vitamina B9, sendo um nutriente muito importante para o bom funcionamento do organismo, ajuda na divisão celular e na formação de células de sangue na medula óssea, previne o surgimento de doenças neuropsicológicas e protege o coração. Pode ser encontrado na forma de suplementos vitamínicos e alimentos fortificados. A sua forma natural é encontrada em legumes, carnes, aves, feijões, frutas e alimentos lácteos, mas também pode ser consumido em forma de cápsulas onde há uma alta concentração do Ácido Fólico. Lembrando que a vitamina age diretamente na formação do tubo neural do feto, daí a importância de consumir o Ácido Fólico para quem deseja engravidar.

Qual o benefício do Ácido Fólico?

O Ácido Fólico é essencial para que o corpo absorva todas as proteínas ingeridas e ajuda ainda a formar células vermelhas no sangue, auxiliando para que todos os tecidos funcionem corretamente. As mulheres gravidas e aquelas que pretendem engravidar devem ingerir as cápsulas do mesmo, para prevenir a má formação do feto. A vitamina também é indicada para as crianças pequenas que estejam com pouco apetite, o seu efeito positivo foi comprovado em pesquisas, pois se notou crescimento maior destas crianças do que aquelas que não ingeriram o Ácido Fólico.

Tomar ácido fólico engorda? (Foto: Divulgação)

Ácido Fólico engorda?

Segundo pesquisas recentes nos efeitos colaterais do Ácido Fólico não foi comprovado o aumento de peso depois de ingerir os comprimidos. As causas do aumento de peso podem estar associadas a outros problemas de saúde como, por exemplo, as disfunções da tireoide ou ainda medicamentos usados para o controle de natalidade e esteroides. O Ácido Fólico também aumenta o apetite e quando aumentamos a quantidade de alimentos à balança poderá sofrer um pequeno aumento, neste caso fica claro que não é a vitamina em si que engorda, mas efeitos secundários que devem ser relatados ao seu médico para que ele possa identificar o porquê do problema.

Tomar ácido fólico engorda? (Foto: Divulgação)

Para quem é contra indicado o uso do Ácido Fólico?

O Ácido Fólico é contraindicado para os pacientes que demonstram algum tipo intolerância a sua composição química. Não é recomendado para pessoas que possuem gastrite atrófica, neuropatia ótica hereditária de LEBER, baixas concentrações de potássio no sangue ou que tenham feito cirurgia do estômago. Ainda é contraindicada para pessoas idosas, mas se for necessário o seu uso, um teste de absorção de cobalamina antes de iniciar o tratamento poderá auxiliar. O Ácido Fólico não deve ser administrado em casos onde o paciente esteja com uma doença maligna, devido à ausência de folato no sangue.

Veja isto!

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto

O que fazer quando engasgamos e não há ninguém por perto: O engasgo pode ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *