Chá de cavalinha: Os chás sempre foram muito consumidos em diversas culturas, mas no Brasil os índios tem um destaque especial, o seu conhecimento é milenar. Uma das suas grandes descobertas é o Chá de Cavalinha que sempre foi muito usada, pois possui varias propriedades medicinais que são muito importantes para a nossa saúde. Nos dias de hoje é muito fácil de ser encontrada em supermercados ou em lojas de produtos naturais. Vale a pena testar os seus benefícios!
Quais são as propriedades do chá de cavalinha?
- Trate pedra na vesícula com chá de bardana
- Remédios caseiros para artrose
- Chá Pulmonária – incrível planta que é aliada dos pulmões
O chá de cavalinha é diurético, revitalizante, emagrecedor, desintoxicante, diurético, adstringente, anti-inflamatório e ajuda na circulação do sangue. Pode tratar os seguintes problemas de saúde, destacando: celulite, obesidade, pressão alta, dores de cabeça, anemia, úlcera, ácido úrico, flacidez na pele, obesidade, pedra na vesícula, pedra nos rins, menstruarão excessiva, ansiedade, hemorragias nasais, baço, estresse, problemas na bexiga, infecção nos pulmões, Inflamação na próstata, reumatismos e osteoporose.
Quais os benefícios do chá de cavalinha?
O chá de cavalinha é uma planta que traz muitos benefícios para o nosso corpo, dentre eles podemos destacar:
– Acelera o metabolismo;
– Auxilia na cicatrização de feridas;
– Fortalece as unhas e cabelos;
– Elimina as toxinas do organismo;
– Previne as infecções ou incontinência urinária;
– Reduz a oleosidade da pele;
– Ajuda a evitar hemorroidas;
– Melhora a memória e a cognição;
Como consumir o chá de cavalinha tradicional?
É muito fácil o preparo do chá de cavalinha, basta fazer a infusão da água quente com o chá por aproximadamente 5 minutos. Coar e está pronto para beber, se preferir adoçar use o mel que é natural. Para que se tenha um efeito mais rápido do chá, deve-se consumir 3 xícaras por dia.
O chá de cavalinha sozinho já possui muitas propriedades benéficas para a saúde, associado ao abacaxi se torna ainda mais poderoso. Para faze-lo é bem simples basta colocar um litro de água para ferver e com o fogo desligado acrescente o chá de cavalinha e o abacaxi. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos e pronto pode tomar o chá.
Além de fazer o chá para ingerir também pode ser usado como:
– O chá é muito bom para fazer bochechos, auxilia no tratamento de amidalites inflamadas, cura ferida bucal e diminuí o sangramento nas gengivas.
– Inalar o vapor do chá ajuda a reduzir a obstrução nasal, alivia a tosse seca, regula a temperatura do corpo e trata os problemas como bronquite.
– O chá de cavalinha possui uma propriedade antimicrobiana natural que tem o efeito anti-inflamatório e pode ser usado na cicatrização de feridas e na eliminação do pus causados por furúnculos, fazendo compressas sobre o local afetado.
– O banho com o chá dentro de uma banheira auxilia no tratamento do reumatismo.
O chá possui uma alta concentração de potássio, portanto é importante ingerir bastante água. As mulheres gravidas ou que estejam amamentando devem evitar tomar o chá de cavalinha.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.
Olá adoro ler sempre seus artigos. Obrigada por compartilhar. Sou fã dos chás!
Oq eh bom para engordar