quinta-feira , julho 18 2019
Inicio / Como fazer / Como plantar Orquídeas em vaso passo a passo

Como plantar Orquídeas em vaso passo a passo

Como plantar orquídeas por semente é um processo muito demorado, além de difícil. Mas é possível fazer o plantio de orquídeas de mudas e até mesmo transplantar aquelas que você ganha plantadas em vasos. Para que você obtenha sucesso no seu plantio veja abaixo algumas dicas importantes que vamos dar no texto.

Veja abaixo:

Como plantar Orquídeas em vaso passo a passo

Escolha do vaso para plantar a orquídea

Para plantar a orquídea você precisa comprar o vaso que esteja de acordo. O mercado oferece inúmeras opções de vasos, os que melhor se adaptam para ter em casa são os de barro cozido, aqueles que possuem furos nos lados para que a água possa sair com mais facilidade. Mas também é possível cultivar orquídeas em vasos de plástico, que são mais leves e fácil para transportar.

Qual o tipo de terra que se usa para o plantio?

Para fazer o plantio das orquídeas é preciso usar materiais que se assemelham a natureza onde elas se reproduzem, como as fibras de coco, ou pode usar também cascas de pinus. Isso porque as orquídeas não precisam de substratos específicos para se manter. É preciso ter boa drenagem, manter a umidade, boa aeração e manter a planta bem fixada pela raiz.

Como plantar orquídeas em vaso passo a passo

1º passo – remova a orquídea mãe do vaso, se conseguir faça em duas mudas;

2º passo – lave as raízes em água corrente removendo as raízes mortas, mas com cuidado para que fiquem somente as raízes saudáveis;

3º passo – faça a primeira camada embaixo no vaso, pode ser com isopor, brita ou bolinhas de argila;

4º passo – coloque o substrato sobre a primeira camada, ele deve estar úmido deixando espaço para colocar a muda da orquídea;

5º passo – coloque a muda de orquídea em um dos cantos do vaso para que os brotos novos fiquem no centro do vaso com espaço para que possa se desenvolver;

6º passo – se você quiser poderá adubar a sua orquídea, mas não é necessário. Poderá colocar uma quantidade bem pequena de adubo orgânico, mas lembre-se que deverá ser na lateral do vaso.

As orquídeas se desenvolvem muito bem em vasos, basta cuidar o local onde ela vai ficar e o tipo de orquídea, pois algumas espécies precisam de mais sol, outras menos. É importante dosar a água, o sol e cuidar para que a planta fixe a raiz no vaso para que possa se desenvolver e produzir flores lindas para deixar sua casa bem colorida.

Sobre as orquídeas

Você sabia que as orquídeas possuem mais de 30 mil espécies e 200.000 variedades híbridas? Essas características fazem as orquídeas serem a maior família de plantas do mundo. As orquídeas podem crescer, tanto em ambientes externos, quanto em ambientes fechados. Algumas espécies de orquídeas são muito difíceis de serem cultivas, enquanto que outras se proliferam com a maior facilidade.

Como plantar Orquídeas em vaso passo a passo

Agora que você sabe como plantar orquídea em vaso já pode fazer o seu plantio e mandar fotos para nós, pois sua opinião e participação é muito importante para nós. Curtiu as dicas de como plantar orquídeas? Veja mais na nossa pagina inicial do Passo a Passo.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Como funciona uma franquia passo a passo

Como funciona uma franquia passo a passo

Como funciona uma franquia: Colocar uma franquia é um excelente negócio para quem quer iniciar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *