Inicio / Diversos / Competência emocional e sua importância para o desempenho profissional

Competência emocional e sua importância para o desempenho profissional

A competência emocional de uma pessoa pode ajudá-la a ter melhores relações no trabalho e a conseguir lidar com problemas com mais facilidade do que as outras. Além disso, também melhora o desenvolvimento profissional e está cada vez mais chamando a atenção de pessoas interessadas em construir uma boa carreira.

Entretanto, nem todos sabem do que se trata a competência emocional e qual a sua importância para o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que buscam obter uma carreira sólida e bem sucedida. A seguir, nós explicaremos tudo isso.

O que é competência emocional

A competência emocional é a capacidade que a pessoa tem de controlar suas emoções. Possui ligação com a inteligência emocional, pois é preciso ter um alto nível de IE para conseguir adquirir a competência. Pessoas que possuem competência emocional conseguem lidar com situações difíceis e obstáculos de forma positiva, conseguindo identificar o problema e resolvê-lo com maior facilidade.

Essas pessoas também conseguem reconhecer suas emoções e respeitá-las, o que facilita a criação de relacionamentos. Quem possui competência emocional também consegue desenvolver relacionamentos mais sinceros e duradouros.

Competência emocional e sua importância para o desempenho profissional

Importância da competência emocional para o trabalho

Nós somos regidos pelos nossos sentimentos e emoções que são os responsáveis pelo nosso comportamento em várias situações. Dessa forma, nossas emoções exercem influência sobre nossas ações, tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando deixamos nos levar pela emoção, nem sempre tomamos a decisão certa.

Conhecer e compreender nossas emoções permite que lidemos melhor com elas, conseguindo tomar decisões mais equilibradas e imparciais. Ter competência emocional reflete diariamente no trabalho da pessoa, no seu desempenho profissional e na sua relação com os colegas de trabalho. No âmbito profissional, aquele que possui competência emocional consegue dominar suas emoções e ainda potencializar todas suas habilidades. As empresas estão cada vez mais procurando por profissionais que possuam a competência, por isso tê-la é um grande diferencial em seu currículo.

Competência emocional e sua importância para o desempenho profissional

Como obter competência emocional

Como mencionado anteriormente, a competência emocional está diretamente ligada à inteligência emocional. Somente aqueles que possuem um alto nível de inteligência emocional estão aptos para desenvolverem a competência.

Dessa forma, você deve iniciar trabalhando com sua inteligência emocional, sendo que há vários princípios psicológicos que contribuem para isso. Há formas e maneiras de você desenvolver sua inteligência emocional e você encontra ótimas instruções na internet.

Competência emocional e sua importância para o desempenho profissional

Características de quem possui competência emocional

Você conseguirá identificar uma pessoa quando encontrar nela algumas características. Essas características ajudarão você a saber quando já tiver desenvolvido a competência também.

  • A pessoa com competência emocional possui empatia, ou seja, se interessa pela opinião e sentimento dos outros.
  • Ela também irá enxergar todos os problemas apenas como um desafio, possuindo a capacidade de encontrar oportunidades até mesmo nas horas ruins.
  • O profissional com competência também saberá reconhecer e respeitar todos os seus sentimentos e emoções, além de conseguir manter a calma em todas as situações.
  • Quem tem a competência também não é competitivo ao extremo.

Comportamentos de pessoas com inteligência emocional

Você se emociona demais? dicas para controlar esse sentimento

Curtiu o artigo? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Mensagens para o dia dos pais emocionante

Mensagens para o dia dos pais emocionante

Mensagens para o dia dos pais: Chega agosto e com ele uma data muito especial: …

Um comentário

  1. Sou pedreiro autônomo sou muito competente no que faço pena que quando começo o serviço logo logo acaba muito interessante preciso educar mais essa parte do emocional as vezes pego um serviço de alguém e fico com do de dar o preço certo e acabo me ferrando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *