Inicio / Família / Crianças que ouvem vozes – Como lidar com isso

Crianças que ouvem vozes – Como lidar com isso

Crianças que ouvem vozes: O mundo imaginário das crianças pode parecer um tanto assustados, não é mesmo? Principalmente quando elas começam a ter amiguinhos imaginários e a falar com eles como se existissem de verdade e estivessem ao seu lado. Saiba que isso é normal e tende a desaparecer por volta dos 5 anos de idade. Mas o que deve ser observado com mais cuidado são as crianças que ouvem vozes, veja como lidar com isso aqui no artigo.

Crianças que ouvem vozes - Como lidar com isso

Crianças que ouvem vozes

Esse é um problema muito comum e a maioria das famílias não sabem lidar com ele. Quando uma criança fala que ouve vozes, geralmente a reação dos adultos é dizer que isso é um problema, o que pode ocasionar um estresse grande. Ao não acreditar nas crianças o problema pode parecer maior ainda, para elas e leva-las a mutilação, a se culparem por ouvir essas vozes. Nós adultos, quando alguém não compreende o que sentimos, ficamos chateados e sem saber lidar com a situação, imagina com as crianças que ainda não sabem compreender direito o mundo a sua volta.

Crianças que ouvem vozes - Como lidar com isso

Porque as vozes ocorrem?

Estudos comprovaram que as vozes ouvidas pelas crianças e adolescentes vem de algum trauma, ou por estresse que tenha ocorrido na vida delas, ocasionando alucinações auditivas. Outras situações que podem derivar as alucinações auditivas são problemas médicos, como enxaquecas, distúrbios do sono e desequilíbrio metabólico. Estudos realizados nos Estados Unidos associaram as vozes ouvidas por adolescentes e crianças a crises de pânico ou dores de cabeça. Tem também alguns casos prematuros de esquizofrenia, em crianças, que deve ter acompanhamento médico e psicológico, para que não evolua a pensamentos suicidas.

Hoje em dia, é mais comum do que se imagina, que as crianças ouçam essas vozes, pois a falta de acompanhamento dos pais vem se tornado cada vez maior, por conta da vida corrida e do trabalho, onde ambos exercem funções remuneradas fora de casa e se obrigam a deixar a criança com babas ou em creches.

Como lidar com essa situação?

Na maioria das vezes os pais não acreditam nas crianças nem nos adolescentes, o que os faz pensar que estão ficando loucos e pelo fato de não conseguir controle sobre essas vozes acabam se sentindo mal. Com esse tipo de reação a maioria dos adolescentes acabam indo para o mundo das drogas e até mesmo para a automutilação, o que seria um problema ainda maior.

Para lidar com essa situação é importante que os adultos abordem o tema, façam perguntas e aceitem o problema, sem fazer qualquer tipo de crítica, depois é muito importante que busque orientação especializada, como a de um psicólogo e até de mesmo de um psiquiatra para que tanto a criança ou adolescente, bem como a família saiba lidar com o problema de forma mais tranquila. Essa é uma experiência que pode afetar de forma negativa as crianças, por isso a importância de buscar ajuda.

Crianças que ouvem vozes - Como lidar com isso

Atenção: Se você está passando por um problema similar em sua família, busque ajuda e saiba como lidar com essa situação melhorando o convívio familiar e a vida dessa criança.

Curtiu o artigo? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Frases para dizer às crianças ao invés de 'pare de chorar'

Frases para dizer às crianças ao invés de ‘pare de chorar’

Frases para dizer às crianças ao invés de ‘pare de chorar’: As crianças choram, muitas …

2 comentários

  1. Adriana Oliveira

    Estou sem chão,meu filho acabou de me fala q escuta vozes.chorei muito.mais Deus é maior e eu vou ajudar meu filho.????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *