Inicio / Saúde / Dicas para proteger os filhos da obesidade

Dicas para proteger os filhos da obesidade

Dicas para proteger os filhos da obesidade: A obesidade é um dos grandes problemas da humanidade e afeta muitos brasileiros. O problema é que sempre associamos a obesidade com pessoas adultas ou idosas, mas nunca com crianças. Na fase infantil, muitos pais acham que o filho está saudável por estar um pouco mais gordinho, mas a verdade é que desde essa idade é preciso cuidar e mudar hábitos para evitar que seu filho se torne obeso.

Dicas para proteger os filhos da obesidade

A criança acima do peso pode ter que lidar com problemas de saúde nada agradáveis, por isso nada melhor do que garantir a saúde do seu filho cuidando de sua alimentação. Não é nada extremamente difícil e qualquer pai pode fazer. Veja a seguir dicas para proteger os filhos da obesidade.

Dicas para proteger os filhos da obesidade

É preciso dar exemplo

Principalmente na infância, os filhos acham que seus pais são super-heróis, portanto isso significa que seguem seus exemplos. Não adianta nada você cobrar que seu filho evite guloseimas, se alimente bem ou faça atividades físicas, se ele não vê você fazendo isso. É claro que você tem a sua alimentação, o seu jeito de ser e a sua rotina, mas talvez muda-la um pouco para ajudar seu filho a se sentir confortável com uma rotina mais saudável, possa ser a chave.

Convide seu filho para uma atividade física e, de acordo com sua idade, tente fazê-la ser divertida. Se exercitar não significa que seu filho precisa fazer exercícios de adulto: esportes contam e podem ser feitos com os familiares e amigos.

Hábitos saudáveis

É importante que todos os membros da família tenham os mesmos hábitos alimentares, pois assim ficará mais fácil para a criança. Desde cedo, faça ela comer alimentos saudáveis e benéficos para a saúde. Se os pais não são acostumados com isso, pode ser uma boa hora para começar, afinal beneficiará todos os membros da família.

Dicas para proteger os filhos da obesidade

Nada de restrições

Especialistas recomendam que não se deve fazer restrições com crianças e que a melhor opção é apenas reduzir o consumo, principalmente daqueles alimentos mais prejudiciais para a saúde, como fast foods.

Dessa forma, tente prezar por alimentações ricas em vários nutrientes, principalmente no almoço e no jantar. Organize um café da manhã reforçado, dessa forma seu filho se manterá bem satisfeito ao longo do dia. Tenha sempre em mente isso: não restringir, apenas diminuir o consumo.

Dicas para proteger os filhos da obesidade

Predisposição à obesidade

Alguns fatores contribuem para que a criança tenha predisposição à obesidade. Por exemplo, gestantes acima do peso durante a gravidez podem ter bebês com maior predisposição à obesidade. Você também deve observar o peso que seu filho possui ao completar um ano, pois não é recomendado que o peso tenha triplicado de quando ele nasceu.

O sedentarismo também aumenta as chances de obesidade, portanto evite deixar seu filho com mais de 3 anos por mais de 8 horas na frente da televisão. Brinque com ele, faça atividades físicas, mas não deixe o sedentarismo tomar conta. Evite comidas industrializadas antes dos 4 anos e depois sempre controle o seu uso.

Curtiu o artigo? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Pilates benefícios - Para que serve? Quais exercícios para iniciantes

Pilates benefícios – Para que serve? Quais exercícios para iniciantes

Pilates benefícios: O pilates é uma das opções de exercícios físicos que mais traz benefícios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *