Dieta Cetogênica: Quem está na batalha para perder peso está sempre de olho nas mais diversas possibilidades para seguir com quilos a menos. Estamos falando em dicas, truques, tratamentos, suplementos, dietas da moda… ou seja, diversas opções para todos os gostos e bolsos. E uma das alternativas mais comentadas atualmente é a dieta cetogênica. Você conhece? Dieta cetogênica é ideal para para perder peso e emagrecer rápido. Descubra aqui como queimar gordura com a dieta e quais os alimentos permitidos.
Já está na hora de saber mais. Descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto!
O que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica tem um nome que vem do processo de “cetose”. Trata-se de um estágio do nosso metabolismo que acontece quando não temos glicose no organismo: fase na qual o fígado trabalha de forma que transforma as gorduras que ingerimos em ácidos graxos e corpos cetônicos, que posteriormente serão convertidos em energia.
Dietas como a Atkins e a Dukan induzem nosso corpo ao estado de cetose, mas embora o nome parta do mesmo processo, a dieta cetogênica é diferente: enquanto as duas anteriores prezavam pela ingestão de proteínas, a dieta cetogênica tem um cardápio generoso em gordura e mínimo em carboidrato.
Ingerir menos carboidratos – nesse caso a ponto do corpo sentir a escassez – força o organismo a trabalhar sobre a gordura (tanto a consumida quanto aquela já presente) para gerar a energia que gastamos no nosso dia a dia. De acordo com matéria da Boa Forma, essa mudança de papel sobre a gordura tende a reduzir a taxa de gordura corporal até três vezes mais depressa que em uma situação comum. Segundo a mesma matéria, ela favorece também o aumento da massa muscular e a desaceleração do processo de envelhecimento.
Todo mundo pode fazer a dieta cetogênica?
Não. Essa dieta não é indicada para quem tem mais de 65 anos ou possua histórico de doenças como insuficiência renal ou hepática, além de problemas cardiovasculares e AVC. Quem está em tratamento com medicamentos produzidos a base de cortisona também estão na lista de quem deve evitar esse tipo de dieta.
Se você tem algum dos fatores listados acima mas quer tentar, a dieta deve ser autorizada pelo seu médico e acompanhada pelo nutricionista para evitar maiores problemas.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica:
Para quem quer começar a dieta cetogênica, o melhor é lançar mão das boas gorduras, ou seja, aquelas consideradas saudáveis e evitar – ou minimizar a quantidade – daquelas que passam por um grande processamento para viabilizar o consumo.
Alimentos como carnes (de boi, porco, peixes e frango), ovo, azeite, óleo, presunto, bacon e salsichas (artesanais), maionese, gelatina e chá sem açúcar estão liberados. Outros itens como abacate e macadâmia também. Confira a lista:
- Carnes, peixes e ovos
- Embutidos como presunto, bacon, linguiça e salsicha – porém nesse caso a recomendação são os artesanais já que os industrializados chegam a utilizar açúcar em sua composição.
- Óleos, azeite e manteiga (embora a margarina também seja autorizada, pode ser uma boa ideia evitar)
- Creme de leite, queijos e iogurtes sem açúcar
- Amendoim, nozes, avelã, castanha, macadâmia
- Frutas
- Legumes e verduras
- Sementes (chia, linhaça e girassol, por exemplo)
- Molhos como mostarda e maionese
Alimentos proibidos na dieta cetogênica:
Os alimentos proibidos na dieta cetogênica são fontes ricas em carboidratos e açúcar, porém outros também podem estar na lista. Veja só:
- Arroz, milho e macarrão.
- Feijão, ervilha, grão de bico, soja
- Farinha de trigo e aveia
- Pães e torradas
- Batata
- Biscoitos doces, bolo, chocolate
- Açúcar e adoçantes
- Leite e achocolatado em pó.
- Iogurtes com adição de açúcar
- Pizzas, lasanhas e outros.
Lembre-se de que o fato de serem considerados proibidos não significa que você deva evitar o consumo a todo custo. Pequenas quantidades de carboidratos, por exemplo, devem ter espaço no cardápio, mas em uma quantidade que não exceda 50g ao dia.
Importante:
É preciso lembrar que, para esse tipo de dieta é preciso ficar de olho no cardápio e fazer um esforço para consumir alimentos considerados saudáveis. Além disso vale consultar sim um nutricionista para avaliar se essa é uma opção viável para o seu caso. Isso é válido como um planejamento. Na dúvida, mantenha-se no combo de alimentação saudável, exercício físico e ingestão adequada de líquidos para garantir um emagrecimento saudável e duradouro.
Sua saúde é mais importante que a vaidade, portanto mantenha o foco, certo? Veja mais artigos interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo.