Minha pele está muito ressecada: Saiba qual é a razão disso: Quem gosta de tratar da pele, sabe que o ressecamento é um dos problemas mais chatos de resolver. E claro, a pele ressecada gera vários transtornos, especialmente para a rotina de quem é do time das vaidosas.
Existem diversas maneiras de tratar a pele ressecada, mas claro que isso também depende da causa. E tal como podemos contar com diversas alternativas para o tratamento, a verdade é que diferentes fatores podem ser responsáveis pelo problema.
Causas mais frequentes para pele ressecada:
Minha pele está muito ressecada. Saiba alguns fatores que causam
Veja agora alguns dos fatores que podem deixar você mais propensa a ter problemas com o ressecamento da pele:
Uso inadequado do sabonete
De acordo com matéria do Extra, o uso do sabonete acarreta na retirada do hidratante natural produzido pela pele, então o recomendado é passar somente um pouco em braços e pernas, se concentrando mais nas outras áreas do corpo.
Uso inadequado do hidratante
O uso incorreto do hidratante pode fazer o efeito ser o contrário. Em alguns casos, o uso do cosmético em áreas diferentes da indicada pode ocasionar o problema, mas isso pode ser driblado seguindo corretamente as recomendações de uso.
Beber pouca água
Água é fundamental para hidratar o organismo e esse cuidado se reflete na aparência da pele além da saúde como um todo. O recomendado costuma ser de 2 litros de líquidos todos os dias – podendo ser água, chá, sucos e outros, evitando refrigerantes e produtos industrializados.
Ambientes muito secos, sob vento, ventilador ou ar condicionado
O excesso de tempo passado nessas condições obriga a ter maiores cuidados com a pele, em especial quanto á sua hidratação. Sendo assim, vale a pena redobrar os cuidados.
Banhos demorados e com água quente
Os banhos de água quente removem a oleosidade natural da pele. Isso faz com que a pele se torne ressecada e ainda abre a possibilidade de coceiras e irritações. A ideia de tomar um banho longo e quente no fim do dia é tentadora, mas preste atenção na temperatura da água para evitar esse tipo de problema.
Prática de esportes em piscina com muito cloro
Quem pratica esportes na piscina, como natação e hidroginástica, por exemplo está exposta a maior risco de ressecamento da pele e dos cabelos devido ao excesso do cloro. Para diminuir os efeitos nocivos tome uma ducha e aplique hidratante em todo o corpo logo após sair da piscina.
Uso de roupas com tecidos sintéticos
Quem é alérgico ou tem tendências a alergias precisa ter atenção com esse fator e dar preferência a roupas confeccionadas com tecidos naturais.
Doenças como diabetes, psoríase e hipotireoidismo
Alguns dos sintomas visíveis de doenças como as citadas são justamente o ressecamento da pele. No caso da diabetes então é preciso tomar maiores cuidados para evitar o ressecamento, pois mais do que o incômodo estético, trata-se de uma questão de saúde uma vez que a pele ajuda a prevenir lesões.
Envelhecimento
O processo de envelhecimento em si tende a deixar a pele mais ressecada e menos elástica em comparação a décadas anteriores. Nesse caso é preciso continuar com os cuidados básicos da hidratação para minimizar o incômodo.
Minha pele está muito ressecada(Foto:Divulgação)
Efeito colateral de medicamentos
O uso de certos medicamentos pode render o ressecamento da pele dentre seus efeitos colaterais. É o caso de estaninas e diuréticos, por exemplo.
Lembre-se: para driblar os incômodos da pele ressecada vale ficar sempre de olho nos hidratantes que usamos, na quantidade da água que bebemos e na temperatura do nosso banho, mas caso essas dicas não funcionem da forma esperada, o indicado é procurar um dermatologista. Este é o profissional mais apto a atuar para solucionar o incômodo, portanto pense seriamente no assunto.
Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.