Inicio / Diversos / Perdoar ou pedir perdão – O que é mais difícil

Perdoar ou pedir perdão – O que é mais difícil

Perdoar ou pedir perdão: Quando nós erramos com alguém sempre buscamos o perdão dessa pessoa, principalmente se nos arrependemos do feito. No entanto, nem sempre o outro está disposto a perdoar. Isso é compreensível na maioria dos casos, principalmente quando o ocorrido está muito recente. É normal a pessoa ficar triste, com raiva e nem querer ver a outra por um bom tempo. Mas com o tempo isso passa e é comum que haja o perdão.

Perdoar ou pedir perdão - O que é mais difícil

Perdoar ou pedir perdão – O que é mais difícil

Isso não significa que as pessoas voltarão a ser amigas ou a ter o mesmo contato de antes, mas que não há ressentimentos entre elas. Perdoar o outro é fundamental, nos liberta, nos faz ver o mundo com outros olhos, mas não são todas as pessoas que, mesmo depois de um tempo, conseguem perdoar. Com base nisso, hoje abordaremos os dois lados da moeda: perdoar e pedir perdão, o que pode ser mais difícil?

Perdoar ou pedir perdão - O que é mais difícil

O lado de quem errou

Em casos como esses é fundamental avaliar os dois lados, tanto de quem errou quanto da pessoa que foi machucada. Quem errou também deve pedir perdão, mas nem sempre o faz por vários motivos: não se arrepende do que fez, se arrepende mas não perde perdão devido ao orgulho ou ainda porque tem receio de que a outra pessoa não irá aceitar.

É claro que a pessoa que errou sempre terá menos crédito na história, mas isso não significa que ela não se arrepende ou não merece uma segunda chance. As pessoas mudam, os pensamentos, as opiniões e os gostos. Ninguém continua o mesmo para sempre, por isso o perdão é fundamental. Quem errou hoje, pode olhar para o passado no futuro e ver o quanto foi ignorante, arrogante e mesquinho fazendo o que fez.

Perdoar ou pedir perdão o que é mais difícil (Foto: Divulgação)

O lado de quem foi enganado

Por outro lado, a pessoa que foi enganada ou alvo do erro do outro também enfrenta muitas dificuldades para perdoar. Isso varia de pessoa para pessoa e de como são os seus sentimentos, mas na maioria dos casos é difícil perdoar porque você fica remoendo o que aconteceu, pensando os acontecimentos que levaram ao erro, e cada vez que você pensa na pessoa, se questiona o motivo dela ter feito o que fez.

Muitas pessoas demoram anos para conseguir superar e seguir em frente, mas isso não significa que perdoaram. Ainda assim, mesmo que demore anos, o perdão deve ser dado, porque como falamos anteriormente, ninguém permanece igual. Os erros que alguém comete no passado não devem ser usados contra a pessoa em seu futuro, justamente porque já passaram, já aconteceu, não há mais nada a se fazer, a não ser seguir em frente e perdoar.

Perdoar ou pedir perdão - O que é mais difícil

O que é mais difícil para você?

Cada indivíduo pode achar mais difícil perdoar ou pedir perdão, porque isso depende de como cada pessoa se sente por dentro. Você pode achar mais difícil perdoar, enquanto outra pessoa pode achar mais difícil pedir o perdão.

É importante se colocar nessas situações e imaginar qual seria sua reação diante de algo assim.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Como lidar com a separação

Como lidar com a separação

Como lidar com a separação: A separação não é boa para ninguém, pois ela sempre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *