terça-feira , novembro 19 2019
Inicio / Diversos / Dicas de treino para iniciantes

Dicas de treino para iniciantes

Treino para iniciantes: Cada dia fica mais fácil encontrar um lugar para treinar, porém, iniciantes podem ter uma série de dúvidas quando a atividade física ainda não faz parte da sua rotina. O treino deve ser um momento de prazer, não um fardo. Encontrar a modalidade correta e executar um treino responsável são meios de facilitar essa adaptação. A seguir estão algumas dicas interessantes para quem está iniciando.

Treino para iniciantes – Modalidade

O primeiro desafio é encontrar uma modalidade que combine com a rotina de cada um. Além disso, existem modalidades específicas para cada resultado a ser alcançado. Mesclar modalidades também pode ser uma boa opção, tanto para desenvolver capacidades corporais como resistência física e respiração correta, por exemplo, tanto para identificar qual modalidade combina mais com cada um e se adapta melhor a rotina.

Dicas de treino para iniciantes

Não se exija demais

Treino em excesso não é sinônimo de resultado mais rápido. Respeitar o ritmo do corpo é essencial para obter melhores resultados. As avaliações da academia devem ser aliadas na hora do treino, assim o profissional responsável poderá indicar um ritmo de treino mais adequado para cada pessoa. Siga o treino indicado pelo educador físico, ele é um profissional especializado e saberá os limites do seu corpo. Atitudes imprudentes dentro da academia podem causar acidentes graves e representar um perigo para a sua saúde.

Aquecimento corporal

A necessidade do aquecimento é uma dúvida muito comum dentre os praticantes de qualquer modalidade. Muitas vezes o aquecimento é esquecido em treinos, e isso pode ser perigoso. Ele é fundamental para preparar o corpo, suas articulações, músculos, sistemas respiratório e circulatório para resistir aos exercícios que serão executados. Pode ser feito de diversas maneiras, tanto com exercícios aeróbicos quanto com os próprios aparelhos a serem utilizados posteriormente. O educador físico também pode indicar aquecimentos adequados para cada pessoa e tipo de treino.

Dicas de treino para iniciantes

Existe uma frequência correta?

Essa é uma das maiores dúvidas dentre os iniciantes. É possível treinar todos os dias? O treino pode ser diário, desde que as atividades sejam intercaladas entre os dias. Intercalar os treinos evita a sobrecarga corporal. É importante lembrar que descansar é essencial e que um sobrecarga pode causar danos a saúde.

A alimentação é importante

Manter uma alimentação balanceada é essencial para obter resultados com os treinos. Treinar sem comer é muito comum para quem busca resultados rápidos, e também é uma das atitudes mais imprudentes que se pode tomar. Além do treino ter a qualidade reduzida essa atitude pode ter consequências para o corpo como queda da pressão arterial, náuseas, tontura, eventos de hipoglicêmicos, entre outras. A nutrição pré treino é muito importante para que o organismo se comporte da melhor maneira possível e não sofra com os exercícios. Uma refeição rica em proteínas e carboidratos é o mais recomendado nesses casos. Ela ajuda a manter o bom funcionamento do corpo, nutre os músculos e oferece a quantidade de energia que a pessoa necessita.

Treino para iniciantes – Beba água

Durante os treinos o corpo perde muito líquido que necessita ser reposto. A desidratação pode ser muito perigosa, por isso, é importante estar atento aos sinais. Cansaço pode ser consequência dos primeiros treinos, mas também é um dos sintomas da desidratação, aliado a dor de cabeça, boca seca, prisão de ventre, entre outros. Para evitar um quadro de desidratação, uma boa dica é fazer exercícios sempre com uma garrafa de água por perto, assim é mais fácil repor os líquidos de acordo com a perda deles.

Dicas de treino para iniciantes

Com essas dicas de treno para iniciantes, você consegue emagrecer e manter a forma, desde que tenha uma alimentação adequada. Veja mais dicas na nossa pagina inicial do Passo a Passo.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Quando uma pessoa quer estar com você, ela estará com você

Quando uma pessoa quer estar com você, ela estará com você!

Quando uma pessoa quer estar com você: Aprisionar uma pessoa em um relacionamento não é …