Plantas repelentes naturais: Em tempos onde doenças como dengue, zika e chikungunya estão causando graves transtornos, os mosquitos transmissores acabaram se tornando mais um item na lista de inimigos da nossa saúde. Sendo assim é preciso tomar todos os cuidados para deixar esses insetos o mais longe possível de nós e de nossa casa.
Além dos repelentes e também das orientações básicas de higiene para manter o perigo longe, também vale a pena investir em outros itens capazes de dar uma mãozinha. Nesse caso, que tal conhecer algumas plantas que são repelentes naturais?
Quais são as Plantas repelentes naturais
Plantas que ajudam a manter os insetos longe:
Citronela
Com aroma forte e marcante e coloração verde clara, a citronela tem fama quando pensamos em repelentes naturais devido a sua capacidade de espantar mosquitos e borrachudos. É possível usá-la em perfumes, incensos, velas e desinfetantes. Se estiver interessada no cultivo, saiba que ela deve ser cultivada com acesso ao som, plantada em solo fértil, drenado e enriquecido com adubo. Além disso vale lembrar que ela não é das mais tolerantes ao frio intenso ou geadas.
Lavanda
Com flores lindas e um aroma delicioso, precisamos dizer que ela também é útil para quem deseja manter os mosquitos longe de casa. Tal como a citronela, a lavanda também é utilizada em diversos outros produtos como cosméticos e tratamentos de aromaterapia. A planta pode ser acomodada no jardim ou em vasos dentro de casa.
Crisântemo
Além de belas flores, o crisântemo também rende uma ajudinha contra mosquitos e outros insetos que adoram marcar presença em casas e jardins como é o caso de baratas, percevejos, pulgas e carrapatos. Caso pretenda cultivá-la, lembre-se de que ela não gosta de receber sol direto nem de temperaturas baixas. No que diz respeito a água, ela deve ser constante, mas nada que chegue a deixar o solo encharcado.
Erva cidreira
Além do chá digestivo, a erva cidreira também costuma ser indicada para manter os insetos longe de seu entorno, então estamos falando em unir o útil ao agradável. Se optar por ela, saiba que ela gosta de solo úmido e exposição à luz do sol.
Alecrim
Além do uso como tempero, o alecrim ainda é capaz de espantar os mosquitos e também manter os gatos longe do quintal, hortas e jardins, podendo ser uma opção para quem também deseja restringir a presença do animal em algum recinto da casa. Outras plantas que podem ajudar a manter os insetos longe são a arruda, hortelã, capim limão e poejo.
Dicas para cultivar repelentes naturais
Gostou da ideia de apelar para as plantas? Então lembre-se de que essas plantas costumam gostar de sol direto, mas podem ser plantadas em canteiros ou jardineiras próximas a portas e janelas, o que ajuda a desfrutar de seus benefícios.
Outro detalhe: se o seu objetivo é plantar para servir de repelente, é preciso investir em mais de uma muda: conjuntos ou maciços são ideais para esses casos.
Curtiu as dicas de plantas repelentes naturais? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.