Inicio / Decoração / Quarto Montessoriano para crianças

Quarto Montessoriano para crianças

Quarto Montessoriano para crianças: Você sabe o que é um quarto Montessoriano? Talvez tenha alguma ideia do que seja, pois bem, vou explicar agora. O quarto Montessoriano é um quarto de criança com móveis e objetos que fiquem na altura da mesma para que ela possa ter acesso a tudo e desenvolva a sua autonomia, sem se machucar. Quer saber mais sobre o quarto Montessoriano então continue conosco e leia o artigo até o final vai ser muito interessante.

Um quarto para criança e não para adultos

Geralmente quando você pensa em um quarto infantil vai logo comprando móveis sem pensar na altura ou no tamanho, certo? Errado! Essa é uma ideia de adulto querer o quarto confortável para si e não pensando nas necessidades da criança. se você coloca os brinquedos em uma prateleira alta a criança não vai conseguir pegar, ela vai tentar subir em algo para alcançar. No quarto Montessoriano isso não acontece, pois o quarto é todo projetado para o pequeno.

O quarto Montessoriano é um quarto criado para bebes e não para os adultos e foi desenvolvido, por meados de 1907, pela Maria Montessori educadora italiana. O método foi desenvolvido para estimular a educação das crianças de forma que elas, possam desenvolver a sua autonomia e o seu desenvolvimento de maneira segura e para que elas possam se levantar e se deitar quando quiserem, por isso a importância do colchão no chão.

Elementos para o quarto Montessoriano

O quarto Montessoriano deve conter elementos que estimulem os pequenos. Veja quais são eles:

Espelho – lembre-se que ele deve estar na altura do seu filho, para que o mesmo possa ver a sua imagem refletida nele e se reconhecer. Para evitar acidentes o espelho deve ser colado na parede e deve ter uma moldura para evitar acidentes;

Barra na parede – você deve fixar uma barra na parede para que o bebe possa se segurar e tentar levantar sozinho, assim ele vai desenvolvendo a sua autonomia;

Tapete – o tapete é ótimo para limitar o espaço dos bebes e fazer com que os mesmos tenham experiências sensoriais;

Armário baixo – o armário deve ser baixo, com algumas roupas, mas poucas, para que a criança possa escolher as roupas que desejar usar.

Segurança no quarto Montessoriano

A segurança é fundamental para que as crianças não se machuquem, para tanto você deve seguir as precauções que devem ser tomadas:

– Não adquira móveis e elementos com quinas.

– Os quadros com vidro devem ficar fora do quarto. Prefira acrílico.

– Não use pregos nas paredes, use fita crepe. Evite o uso de pregos.

– Cuide para que os móveis não caiam, se possível fixe-os na parede.

– Proteja todas as tomadas com protetores apropriados para evitar que a criança leve um choque.

A ideia do quarto Montessoriano é exatamente essa promover a autoconfiança na criança para que ela possa tomar atitudes por conta própria, priorizando a autoeducação. Se você tem um bebe em casa ou vai ter um opte pelo quarto Montessoriano, você não vai se arrepender.

Curtiu as dicas sobre o Quarto Montessoriano? Veja mais artigos interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Cabaninha infantil no quarto: nova tendência de decoração

Cabaninha infantil: Ajuda na independência dormindo no seu quarto

Cabaninha infantil no quarto: As crianças adoram brincar de cabaninha, não é mesmo? Quem nunca …

Um comentário

  1. Filipe Bezerra

    Uau, acho fantástico como o método montessori prioriza o auto desenvolvimento da criança, desde que o conheci pelo YouTube procuro conhecer mais sobre como aplicar ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *