Sinais de aneurisma cerebral – Sintomas, sequelas, causas, tem cura?

A dilatação anormal de uma artéria cerebral é chamada de aneurisma cerebral. Geralmente, o aneurisma tem sua origem associada a traumas, infecções e ao uso de tabaco, mas também pode ter origem congênita em alguns casos.

Caso o aneurisma se rompa, ocorre o que é chamado de hemorragia subaracnóidea, que é quando o sangramento vai para o espaço ao redor do vaso. Esse sangramento é capaz de irritar as artérias e causar vasoespasmos, uma situação classificada como grave e que pode deixar o paciente sem irrigação de determinada parte do cérebro, o que provoca falta de circulação, inchaço cerebral e até mesmo a morte.

O aneurisma possui tamanhos variados, podendo ter poucos milímetros ou até mesmo vários centímetros de diâmetro. Também possui muitos formatos, normalmente são saculares, mas podem ser irregulares e fusiformes.

É estimado que aproximadamente 5% de toda a população do planeta tenha, no mínimo, um aneurisma cerebral. Desses, 20% dos casos são de pacientes que possuem dois ou mais aneurismas ao mesmo tempo.

Tipos de aneurismas

O aneurisma é classificado em dois tipos diferentes, são eles:

– Aneurisma sacular: é formado pela existência de um defeito congênito na parede dos vasos com a soma de fatores de risco que causam o aneurisma, como a pressão arterial elevada, por exemplo.

– Aneurisma fusiforme: ocorrem devido a deposição de gordura e cálcio na parede dos vasos ou ainda, de aneurismas micóticos relacionados a quadros de infecção.

Quais as causas do aneurisma?

A causa do aneurisma é quando uma região da parede de um vaso sanguíneo está enfraquecida. Ele pode estar presente no paciente desde o nascimento, no caso de um aneurisma congênito, ou pode se desenvolver mais tarde, quando um vaso sanguíneo sofre uma lesão.

As principais causas são: predisposição familiar; hipertensão arterial; dislipidemia; diabetes; cigarro; e o consumo de álcool.

Sintomas do aneurisma cerebral

O aneurisma cerebral pode ser assintomático e, nesse caso, só é possível identificar a doença através de uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Quando os sintomas estão presentes, significa que as estruturas próximas ao cérebro estão sendo empurradas ou que o aneurisma pode se romper e causar o sangramento no cérebro.

Os sintomas dependem de onde o aneurisma está localizado e podem ser: visão dupla; perda da visão; dor de cabeça; dor nos olhos; dor no pescoço; pescoço rígido; perda de consciência; confusão mental; fotofobia; convulsões; queda da pálpebra; fala prejudicada; náuseas; vômitos; sonolência ou estupor; fraqueza muscular ou dificuldade de mobilidade; e dormência ou diminuição da sensibilidade de qualquer parte do corpo.

Sinais de aneurisma cerebral - Sintomas, sequelas, causas, tem cura?

O aneurisma tem cura?

A resposta, felizmente é sim. Quanto antes o paciente diagnosticar o aneurisma, mais eficiente será o tratamento e maiores serão as chances de curar a doença. Porém, é uma doença com gravidade em nível alto e os pacientes só a percebem quando já é tarde demais. Em metade dos casos os pacientes acabam falecendo e, na outra metade, sofrem com sequelas neurológicas por conta da hemorragia cerebral.

Quais as complicações e sequelas do aneurisma?

As complicações que um aneurisma pode causar são bem graves, entre elas: derrame cerebral; rompimento e sangramento; vasoespasmo; hemorragia subaracnóidea; hiponatremia; e até mesmo coma.

Curtiu o artigo? Veja mais dias interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

1 comentário em “Sinais de aneurisma cerebral – Sintomas, sequelas, causas, tem cura?”

  1. Informações que buscava na minha pesquisa envolvendo pessoas queridas que demonstram capacidade bem dotadas porém; com certo dom de sadismo movimentando o comércio bem planejadamente contra seus próprios amigos por inocência confia até que chegamos ao topo destes infames e cruéis resultados da pesquisa: tratamento em alguns casos que não usem mais o comércio, hospitais e santacasa a fim de busca de cadastros de nomes de pessoas para se alegrarem. É sim o fim de toda essa realidade. Absorvi e o resultado da matéria e esse grupo como um todo esquizofrênico sofre com uma falta de comando pois são líderes individuais que vão à loucura e pedem as suas próprias mortes não desejando jamais concordem com seus atos fielmente cronometrados com o fim de encontrar quem exterminem seus raciocínios infames que os levem à pura e insana que por eles chamada: adrenalina pura.!

    Responder

Deixe um comentário