Alimentos que mancham os dentes: quais são?

Alimentos que mancham os dentes: Dentes manchados e amarelados são o pesadelo de muita gente. Afinal nos deixam envergonhados na hora de sorrir e acaba interferindo em nosso cotidiano, uma vez que o sorriso é uma expressão fundamental nas nossas relações.

Chato não é mesmo? Com certeza. Para nossa sorte, atualmente existe uma série de dicas e tratamentos que podemos fazer para amenizar ou reverter problema. Além disso a prevenção também pode ajudar muito nesse quesito, e parte dela é prestar atenção nos alimentos que consumimos em nosso dia a dia.

Alimentos que mancham os dentes: Quais são?

Alimentos que mancham os dentes(Foto:Divulgação)

Certo, antes de tudo é preciso mencionar algumas coisas: existem diferenças entre o que chamamos de dentes manchados e amarelados. Em uma situação normal, os alimentos não amarelam os dentes: eles apenas transferem sua pigmentação para os poros do esmalte dental. Se tudo estiver correto, basta escová-los para remover esses pigmentos.

Por outro lado, se os dentes estiverem amarelados, estamos falando na deterioração do esmalte que recobre a dentina, causada pelo envelhecimento desta ou do consumo de tabaco. E claro, nesse contexto podemos contar também que alguns alimentos, além da cor forte, contém substâncias capazes de manchá-los e deteriorar aos poucos o esmalte branco que recobre a dentina. Esse é o caso de alimentos muito ácidos, por exemplo. 

Alimentos que mancham os dentes: quais são?

Quer saber de quais alimentos estamos falando? Então veja alguns:

Café 

Sua cor escura característica é a maior causadora das manchas. Isso porque a capa externa dos dentes tende a ser bastante porosa e absorve com facilidade sua coloração.

Chá 

Alguns tipos de chá – mate e chá preto, por exemplo – podem fazer tanto estrago nesse sentido quanto o cafézinho. Nesse caso vale a pena pensar no consumo das infusões com a cor mais clara ou mesmo diluí-los com leite.

Açaí 

A pigmentação roxa não ajuda em nada nesse caso. Se possível, diminua o consumo ou ao menos cuide de lavar a boca e escovar os dentes logo após a ingestão.

Beterraba 

O vilão aqui também é a pigmentação roxa. Seja com o consumo pelas saladas ou suco, a tendência é a mesma. Tal como o caso do açaí, vale lavar a boca e escovar os dentes após o consumo.  

Vinho tinto 

A pigmentação forte do vinho tinto também pode ser um problema para quem está tentando evitar manchas nos dentes.

Refrigerante 

Além dos corantes, os refrigerantes também são ácidos e possuem grande potencial para escurecer o esmalte dental.

Molho de tomate 

O que muda aqui é o fato do tomate ter uma alta concentração de ácidos, que a longo prazo pode enfraquecer a camada de esmalte que recobre a dentina. Isso também coloca o catchup na lista de alimentos.

Outros alimentos que podem manchar os dentes: molho de soja (shoyu), curry, blueberry (mirtilo) e suco de uva. 

Alimentos que mancham os dentes

Lembre-se!

Resolver o incômodo dos dentes amarelados ou manchados passa diretamente pela nossa rotina de higiene e cuidados bucais. Uma boa dica para evitar problemas desse tipo é  lavar a boca, escovar os dentes e usar o fio dental, conforme especialistas sempre alertam. São dicas que garantem não apenas a limpeza e o bom hálito, mas também a manutenção da cor natural dos dentes por mais tempo.

Do mesmo modo, consultar o dentista regularmente é algo que deve ser considerado. Isso porque, se a causa dos dentes amarelados for a deterioração do esmalte é importante consultar o profissional adequado para resolver o incômodo. Já se o esmalte estiver praticamente intacto, os tratamentos preventivos de limpeza são importantes para manter a higiene em dia e evitar o problema.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Deixe um comentário